Os vírus são tão pequenos quanto o que faz com que o resfriado comum seja tão grave quanto o HIV e a hepatite C. Há muitas maneiras de entrar em contato com os germes. Saber maneiras pelas quais você pode ser infectado pode ajudar a prepará-lo para a segurança.
Objetos transportados pelo ar e inanimados
Tossir e espirrar sem cobrir a boca ou lavar as mãos depois disso espalhará germes e doenças. Uma tosse ou um espirro liberará milhões de minúsculas partículas no ar. Se houver má circulação de ar, ou seja, em um avião e alguém estiver voando enquanto estiver doente, o vírus pode ser transmitido respirando o mesmo ar.
No mesmo exemplo de tosse ou espirro, se a pessoa que está doente cobre a boca, mas não lava as mãos e toca alguma coisa, esses germes serão deixados naquele objeto. Aqueles que tocam esse objeto acabarão por tocar seus olhos ou boca, eo vírus é transmitido desta forma.
Membranas Muco
Membranas mucosas estão localizados em nossa boca, vagina e ânus. Qualquer tipo de sexo vaginal, oral ou anal desprotegido pode permitir que o vírus entre através dessas membranas. Além disso, apenas beijar ou compartilhar utensílios e bebidas pode transmitir o resfriado, a gripe, o herpes ou a mononucleose (a doença do beijo).
Entrar em contato com sangue infectado transmitirá qualquer vírus no sangue da pessoa infectada. No cenário da saúde, acidentes com picada de agulha são a maneira mais comum de se expor, de acordo com um relatório da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Partilha de agulhas no domínio dos toxicodependentes é também uma forma comum de propagação de vírus.
Mother to Child
Os vírus podem passar através da placenta até aos nascituros, através do canal do parto ou através do leite materno infectado. É importante ter mães grávidas testadas para vírus que possam passar por esses meios e iniciar medidas preventivas para evitar a transmissão de vírus para crianças.
Animais e Insetos
Mosquitos e carrapatos podem transmitir bactérias, vírus e plasmódio através de sua mordida. É importante verificar com a Organização Mundial de Saúde quais são as vacinas que possam ser necessárias ao viajar para ajudar a proteger contra essas doenças. A picada de animais domésticos infectados, como cães e gatos, ou mesmo roedores silvestres, como os guaxinins, pode transmitir a raiva para os seres humanos, se o animal mordedor estiver infectado. transmitir a doença para os outros. É importante vacinar as crianças contra a hepatite B, caso contrário elas podem pegar a infecção e se tornar um portador.