. A infecção começa em um folículo piloso ou uma glândula sebácea, construindo até atingir a superfície da pele. Furúnculos são comuns em crianças, pessoas com higiene precária e pessoas com sistema imunológico debilitado.
O impetigo é uma doença da infância caracterizada por bolhas cheias de líquido dolorosas que exsudam e formam crosta. As feridas podem se formar em qualquer parte do corpo, mas geralmente se agrupam ao redor do nariz e da boca. A celulite afeta os tecidos profundos da pele, causando vermelhidão, inchaço e inflamação. Febre, calafrios e dores no corpo podem acompanhar a infecção. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, celulite pode ser grave e até mortal, exigindo atenção médica imediata.
Intoxicação Alimentar
Algumas bactérias staphylococcus podem sobreviver em sal, calor elevado e ausência de umidade. Estes organismos podem ser transmitidos em alimentos contaminados. O início dos sintomas ocorre poucas horas após o consumo e pode incluir náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia; os sintomas geralmente duram de 24 a 72 horas. Crianças e idosos são vulneráveis à desidratação e a doenças mais graves.
Infecções Sanguíneas
A síndrome do choque tóxico causada por toxinas produzidas por bactérias estafilococos é rara, e geralmente está associada a infecções cirúrgicas, tampões superabsorventes e esponjas contraceptivas. O aparecimento da doença é repentino e pode ser fatal.
A bacteremia, ou envenenamento do sangue, é caracterizada por uma febre persistente. Esta infecção grave pode invadir órgãos internos ou dispositivos implantados cirurgicamente. A artrite séptica pode resultar quando as bactérias staph viajam de outras partes do corpo e invadem uma ou mais articulações, geralmente o joelho.
MRSA
O Staphylococcus aureus resistente à meticilina é o que é comumente chamado de "superbactéria". " Devido ao uso excessivo e uso indevido de medicamentos antibióticos, algumas cepas de staph são difíceis de matar com drogas que costumavam trabalhar contra eles. O tratamento é muitas vezes difícil e caro. De acordo com o CDC, em 2005 havia 94.360 infecções por MRSA nos Estados Unidos, resultando em 18.650 mortes.
O MRSA adquirido na área da saúde é um patógeno que atinge principalmente residentes em clínicas de repouso, pacientes em diálise e outros com sistema imunológico debilitado. . Outra cepa chamada MRSA adquirida na comunidade afeta pessoas saudáveis na população em geral. Ele é transmitido por contato próximo, como entre membros de equipes esportivas ou famílias. Segundo a Clínica Mayo, MRSA adquirido na comunidade pode causar furúnculos que exigem drenagem cirúrgica, infecções dos tecidos moles e um tipo grave de pneumonia. , , ] ]