A náusea refere-se à sensação desconfortável que precede o vômito, embora o vômito nem sempre ocorra depois. Certos alimentos, alimentos contaminados e comer muito rapidamente podem contribuir para a náusea. Em alguns casos, a náusea indica uma condição subjacente grave, como intoxicação alimentar ou uma úlcera. Se a sua náusea é grave, recorrente ou duradoura, procure orientação do seu médico.
Intoxicação Alimentar
A intoxicação alimentar, ou doença transmitida por alimentos, acontece após a ingestão de alimentos contaminados com toxinas, como bactérias. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC), 75 milhões de pessoas são afetadas por intoxicação alimentar anualmente e náuseas é um sintoma primário comum. Além da náusea, você pode sentir dor de cabeça, dores no corpo, febre, diarréia, dor abdominal ou cólicas e vômitos. A maioria dos casos leves a moderados de intoxicação alimentar em adultos saudáveis se resolve em questão de dias. As pessoas com sistema imunológico debilitado, idosos e crianças são mais suscetíveis a sintomas graves de intoxicação alimentar e podem necessitar de atenção médica ou atendimento hospitalar. Se a diarréia ou vômito acompanhar náuseas, certifique-se de reabastecer fluidos bebendo muita água ou bebidas esportivas contendo eletrólitos para evitar a desidratação.
úlcera péptica
Úlceras pépticas, ou erosões no revestimento do estômago ou no topo da o intestino delgado, geralmente leva a náusea leve depois de comer. De acordo com o UMMC, a maioria das pessoas desenvolve úlceras pépticas em resposta a uma infecção bacteriana. Consumo excessivo de álcool, uso regular de aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios, tabagismo e doenças graves também podem desencadear ou agravar os sintomas de úlcera péptica. Sintomas adicionais podem incluir plenitude desconfortável durante e após as refeições, fome, sensação de "vazio" várias horas após a refeição e dor na parte superior do abdômen. Os sintomas potenciais mais graves incluem diarreia com sangue, dor no peito e perda de peso involuntária. O tratamento da úlcera péptica geralmente envolve medicamentos que reduzem as bactérias nocivas. Comer pequenas refeições, evitando certos alimentos conhecidos por influenciar os sintomas, como alimentos picantes ou com alto teor de gordura, e técnicas de relaxamento também podem ajudar a prevenir ou aliviar os sintomas. Indigestão
Náusea após a ingestão pode resultar de indigestão. Também conhecida como dispepsia, a indigestão refere-se a um conjunto de sintomas que surgem quando o processo digestivo é de alguma forma impedido. Sintomas adicionais de indigestão podem incluir dor abdominal, inchaço, arrotos ou gases. De acordo com a Clínica Mayo, as causas comuns de indigestão incluem comer demais, consumir alimentos gordurosos ou gordurosos, estresse emocional e beber bebidas carbonatadas. Em alguns casos, a indigestão se desenvolve em resposta a uma condição subjacente mais grave, como cálculos biliares ou câncer de estômago. Indigestão é muitas vezes tratada através de mudanças no estilo de vida alimentar, redução do estresse ou medicamentos sem receita. Se uma condição subjacente causar náusea ou outros sintomas de indigestão, o diagnóstico e tratamento para essa condição é crucial. Como a náusea pode indicar uma variedade de condições além da indigestão, procure orientação do seu médico para os melhores resultados possíveis.