casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

A colestiramina é boa para diarréia?

A diarreia é uma condição muito comum que aflige muitas pessoas e é uma das principais causas de hospitalização em crianças e bebês. A diarréia crônica pode levar à desidratação rápida e pode ser muito grave se não for tratada. A colestiramina é um medicamento que se liga a compostos no sistema digestivo para controlar a diarréia.

Diarreia

A diarréia é definida como "fezes moles, líquidas e frequentes", de acordo com o MedlinePlus. A diarréia não é em si uma doença, mas é uma manifestação de algum outro problema e pode ter muitas causas. A diarréia pode ser muito perigosa em bebês, crianças e idosos, onde a desidratação pode ocorrer rapidamente. Causas de diarréia incluem intoxicação alimentar, reação a medicamentos ou quimioterapia e doenças como síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose e doença de Crohn. Em adultos saudáveis, a diarreia geralmente se resolve rapidamente, mas pode causar sérias complicações se a doença for crônica.

Colestiramina

A colestiramina é um medicamento que se liga aos ácidos biliares no sistema digestivo. São moléculas derivadas do colesterol produzidas pelo fígado que regulam o equilíbrio eletrolítico e agem como moléculas sinalizadoras. Eles ajudam a diminuir os altos níveis de colesterol no sangue e também ajudam a reduzir a coceira em pacientes que têm acúmulo de ácidos biliares no sangue na doença da vesícula biliar, de acordo com um relatório publicado na edição de julho de 2011 da revista "Internal and Emergency Medicine". " A colestiramina também pode ser um tratamento eficaz para a diarreia crônica em alguns pacientes.

Colestiramina para o tratamento de diarréia

Vários estudos foram publicados mostrando que a colestiramina é um tratamento seguro e eficaz para a diarréia, como um relatado na Fevereiro de 2008 edição do "Jornal Internacional de Doença Colorretal". O excesso de ácidos biliares no intestino atrai a água, levando à diarréia. Este fenômeno é impedido pela colestiramina, que se liga ao excesso de ácidos biliares. A maioria dos pacientes necessita de uma pequena dose da droga, mas a dosagem deve ser monitorada de perto pelo seu médico.

Uso eficaz

Segundo o MedlinePlus, a colestiramina está disponível como um pó que você pode misturar em um copo de água e bebida. Além disso, ele está disponível em uma barra mastigável que deve ser acompanhada por beber muitos líquidos. A medicação é geralmente prescrita para pacientes com diarréia crônica devido a doença, e não para aqueles com uma condição transitória, como intoxicação alimentar que pode resolver rapidamente. Relate qualquer alteração nos sintomas durante o uso deste medicamento ao seu médico.