Raccon são animais bastante agressivos que podem transferir doenças para as pessoas através de mordidas, arranhões e até contato indireto. Porque não é incomum para nós, por vezes, encontrar esses animais peludos em torno de nossas casas, especialmente à noite como eles procuram comida, é importante tomar cuidado, enquanto em sua presença e usar precauções comuns ao manusear os materiais que contataram ou deixaram para trás
Vírus da Raiva
A doença mais comum que as pessoas adquirem de guaxinins é a raiva. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central em seres humanos, e pode levar a febres, alucinações e convulsões. Se um guaxinim carrega a raiva, o vírus está presente em sua saliva, então os guaxinins infectados podem transferir a doença através de mordidas ou arranhões, já que suas garras provavelmente entram em contato com a boca. Ficar longe de guaxinins na natureza é sempre uma boa idéia, mas isso é especialmente verdadeiro se o comportamento deles parecer especialmente agressivo ou errático. A raiva pode ser mortal, mas há poucos casos confirmados de raiva causada por guaxinim que resultaram em morte humana.
Salmonella
As bactérias Salmonella são encontradas nas fezes de guaxinim, e os humanos podem contrair infecções por Salmonella como resultado do contato de excrementos e, posteriormente, ingerindo os microorganismos inadvertidamente transferindo-o das mãos para a boca. Essas bactérias em particular podem ficar dormentes em um ambiente seco por um longo período de tempo e podem então se tornar ativas sob condições favoráveis. O envenenamento por Salmonella pode levar a febre, dor abdominal e diarréia grave. Pode ser particularmente perigoso para crianças, idosos e indivíduos imunocomprometidos.
Guaxinim
Guaxinins podem excretar um elevado número de ovos de lombriga através de suas fezes. Os ovos são leves e podem ser transportados pelo ar, levando potencialmente a infecções resultantes da inalação. A ingestão acidental também pode infectar um hospedeiro. Os parasitas da lombriga podem levar a sérios problemas de saúde em humanos, pois afetam o sistema nervoso central e podem prejudicar os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. As infecções mais graves causadas pela lombriga podem resultar em perda de visão ou mesmo comas.
Leptospirose
A bactéria Leptospira causa a doença Leptospirose, que infecta humanos e uma série de outros animais, incluindo guaxinins. Eles excretam esse microrganismo em particular através de sua urina; como tal, as pessoas podem ser infectadas pela ingestão de água contaminada por essas bactérias. Casos leves de leptospirose podem resultar em febre alta, dor no corpo e vômitos e diarréia. Casos mais graves podem levar a anemia, meningite e insuficiência hepática. , , ] ]