Os cães abrigam vários parasitas, vírus, bactérias, fungos e insetos diferentes que podem causar doenças humanas. Esses amigos peludos são uma parte importante da vida de muitos donos de animais de estimação, oferecendo companheirismo e afeição. Risco de contrair uma doença de um cão pode ser minimizado através de boas práticas de higiene e mantendo animais de estimação limpos e saudáveis.
Ringworm
O termo "micose" é um pouco enganador, uma vez que não é causada por um A condição cria um anel liso de pele vermelha, escamosa, com coceira no couro cabeludo ou em outras partes do corpo. A superfície interna do anel geralmente parece suave e saudável. Se a infecção ocorre no couro cabeludo, deixa manchas calvas. As unhas às vezes se infectam com micose, fazendo-as engrossar e desmoronar. Cães portadores do fungo podem transmitir a infecção para as pessoas através do contato direto com a pele ou o cabelo. O tratamento com medicações antifúngicas tópicas geralmente elimina a infecção por micose em cerca de quatro semanas.
Infecção por Campylobacter
A campilobacteriose é uma doença bacteriana causada por várias espécies de campylobacter. É uma causa muito comum de doença intestinal nos Estados Unidos, com mais de 2,4 milhões de casos por ano, relata o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC. Cães às vezes são infectados com campylobacter e espalham as bactérias através de suas fezes. Pessoas com campilobacteriose experimentam febre, dor abdominal e diarréia. Os sintomas podem ser mais graves com diarréia e vômito com sangue. Aqueles com sistema imunológico fraco podem ter complicações com risco de vida. A maioria das pessoas supera esta doença sem tratamento, mas às vezes são necessários antibióticos para se recuperar de doenças graves. Se uma pessoa entra em contato com as fezes de cachorro, a lavagem completa das mãos pode prevenir esta doença.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença causada por várias espécies diferentes de Leptospira. Cães às vezes carregam as bactérias em forma de espiral, e derramam em sua urina. A urina de um cão infectado pode contaminar a água ou o solo e permanece lá por meses. Uma pessoa pode contrair leptospirose ao fazer com que a água contaminada, o solo ou a urina sejam arranhados ou cortados. As bactérias também podem entrar no corpo através das membranas mucosas da boca, olhos ou nariz. Os sintomas da leptospirose são bastante variáveis, e algumas pessoas não apresentam sintomas. A doença geralmente envolve febre alta, dor de cabeça, dores de estômago, dores musculares, erupções cutâneas, diarréia e vômitos. Se não for tratada, a leptospirose pode infectar o cérebro e causar danos ao fígado e rins. Antibióticos são usados para tratar a doença.