Sem as suas enzimas digestivas, você seria incapaz de extrair a energia e os nutrientes dos alimentos que ingere. Essas enzimas ajudam a quebrar os diferentes componentes do alimento que você consome em moléculas menores que podem ser absorvidas pelo intestino delgado. Toda enzima digestiva em seu corpo age em um componente específico da comida. A lipase é a enzima que seu corpo usa para quebrar as gorduras no alimento que você come.
A gordura dietética é essencial para a saúde
Gorduras são importantes macronutrientes que desempenham vários papéis essenciais em seu corpo. Eles são os blocos de construção de fosfolipídios, componentes-chave das membranas celulares; eles armazenam energia que você precisa para viver; e seus componentes servem como mensageiros intracelulares em seu corpo e ajudam a produzir hormônios. A maior parte da gordura que você consome está na forma de triglicérides, que são moléculas grandes. Seu corpo usa lipase para quebrar triglicerídeos em componentes menores que suas células e tecidos podem usar.
Lipase Digests Gordura dietética
O pâncreas faz a maioria da lipase, mas alguns também vem da boca e do estômago. Quando você come uma refeição gordurosa, o esvaziamento do estômago diminui e uma pequena quantidade de gordura é digerida pela lipase gástrica no estômago. Isto é especialmente verdadeiro para certos tipos de triglicerídeos, como aqueles encontrados na manteiga. Seu fígado produz bile, que é armazenado em sua vesícula biliar - quando a gordura chega ao intestino delgado, a vesícula biliar se contrai e libera bílis. A bile ajuda a emulsionar a gordura, tornando-a mais acessível à digestão pela lipase pancreática. Lipase pancreática digere os triglicerídeos em ácidos graxos livres e monoglicerídeos, que o intestino delgado absorve.
Transtornos de baixa lipase O pâncreas geralmente produz lipase suficiente para digerir os alimentos que você come, mas as pessoas com certas condições de saúde pode se beneficiar de tomar suplementos de lipase. Pessoas com doença celíaca que têm dificuldade em manter um peso saudável podem ganhar peso quando tomam lipase extra. Um estudo publicado na edição de julho de 1999 do “Digestive Disease and Sciences” descobriu que indivíduos saudáveis que ingeriram suplementos de lipase pancreática juntamente com uma refeição rica em gordura experimentaram menos inchaço, gases e sensação de plenitude do que um grupo placebo. Os autores concluem que os suplementos de lipase também podem ser benéficos para aqueles com síndrome do intestino irritável.
Suplementação de lipase
Alimentos não contêm lipase, mas suplementos contendo enzimas vegetais e animais estão disponíveis em farmácias e lojas de produtos naturais . Suplementos enzimáticos podem conter enzimas pancreáticas adicionais, como a protease, que digere proteínas, e a amilase, que digere os açúcares. Suplementos de lipase podem causar leve náusea ou distúrbios gástricos, e podem interagir com alguns medicamentos. Crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou amamentando não devem tomar suplementos de lipase a menos que sob supervisão médica. Discuta tomar lipase extra com seu médico.