Os cálculos biliares são uma descoberta dolorosa e indesejada que pode levar à cirurgia. Embora seja compreensível que você evite perder toda a sua vesícula biliar, se possível, você também quer garantir que qualquer pista que você faça funcione. As terapias que alegam remover os cálculos biliares através da ingestão de magnésio ou maçã não foram comprovadas, e podem ser baseadas em pesquisas fora do contexto.
Cálculos biliares
Os cálculos biliares são depósitos endurecidos de colesterol e bilirrubina que se formam no organismo. vesícula biliar e que possivelmente pode bloquear um ducto biliar. Quando isso acontece, você pode sentir dor abdominal. Às vezes a dor é temporária porque a pedra se afastou do ducto ou conseguiu atravessá-lo, mas se a pedra for grande o suficiente, a dor não desaparece necessariamente. Nem todos os ataques de cálculos biliares requerem cirurgia; você pode ser submetido a terapia medicamentosa ou litotripsia, uma terapia por ondas de choque. No entanto, se eles não funcionarem ou se o seu médico considerar a situação muito grave, você pode ter que remover sua vesícula biliar.
Magnésio
Existe alguma base para a idéia de que o magnésio possa afetar os cálculos biliares, mas ainda está sob investigação. "American Journal of Gastroenterology", por exemplo, descobriu que a ingestão de magnésio parecia ter um efeito protetor contra a formação de cálculos biliares, pelo menos para os homens. A Universidade de Maryland Medical Center sugere suplementos de magnésio como parte das possíveis táticas nutricionais para reduzir a dor da doença da vesícula biliar, que inclui cálculos biliares, embora não sugira usar os suplementos para remover as pedras. No entanto, alguns praticantes de saúde alternativa afirmam que você pode dissolver e expelir cálculos biliares pela ingestão de sulfato de magnésio, também conhecido como sais de Epsom, ou citrato de magnésio. Supostamente, essas substâncias aumentam os ductos biliares da vesícula biliar, de acordo com esses praticantes, mas não há evidências médicas que sustentem que isso realmente aconteça. Observe que essas duas substâncias são laxantes, que não devem ser usados se você estiver sentindo dor abdominal.
Maçãs
Maçãs e suco de maçã também se tornaram parte do território de cálculos biliares alternativos, e novamente , isso pode ser baseado em resultados preliminares de pesquisa que foram expandidos sem nada para realmente apoiá-los. As maçãs são ricas em pectina, a mesma substância usada para engrossar geléia, e algumas pesquisas analisaram o efeito da pectina na formação de cálculos biliares. A pesquisa tende a ser um pouco mais antiga até os anos 90. Por exemplo, um estudo de 1998 publicado no “British Journal of Nutrition” examinou o efeito da pectina nos cálculos biliares de colesterol em hamsters. O estudo encontrou efeitos mínimos sobre os níveis de colesterol e, basicamente, nenhum efeito sobre a formação de pedra. Note novamente, porém, que a pesquisa envolve a formação e não a remoção. Alguns processos alternativos não verificados que alegam remover os cálculos biliares exigem que você beba suco de maçã ou coma maçãs. Cuidados Sempre investigue alegações de que algo pode dissolver milagrosamente, prevenir ou expulsar cálculos biliares antes de tentar o remédio. Enquanto beber um copo de suco de maçã pode não parecer tão perigoso, confiar apenas no suco para limpar cálculos biliares dolorosos ou ingerir laxantes pode ter consequências indesejáveis. Algumas supostas curas de cálculos biliares fazem com que você ingira sais de Epsom e beba citrato de magnésio, ambos são laxantes e o expelem se você tem ou não cálculos biliares.