O alho assado doce e aromático não só tem um ótimo sabor, mas também tem muitos benefícios nutricionais. "As pessoas sabem que o alho é importante e tem benefícios para a saúde durante séculos", diz o professor associado de biologia ambiental e biologia David W. Kraus, da Universidade do Alabama. "Até mesmo os gregos alimentavam o alho com seus atletas antes de competirem nos Jogos Olímpicos."
Antioxidantes
O alho torrado contém antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC), antioxidantes neutralizam partículas chamadas radicais livres que ocorrem naturalmente no corpo e aumentam devido a toxinas ambientais, como fumaça de cigarro, poluição do ar e luz ultravioleta. Com o tempo, essas partículas podem interagir negativamente com material genético e danificar as membranas celulares. Os radicais livres também podem contribuir para o processo de envelhecimento e desempenhar um papel no desenvolvimento de condições como doenças cardíacas e câncer. Os poderosos antioxidantes encontrados no alho podem ajudar a reduzir ou prevenir os danos progressivos causados pelos radicais livres.
Prevenção do câncer
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, os nutrientes no alho cru e cozido podem ter benefícios anticâncer. Vários estudos populacionais citados pelo NCI mostraram que o aumento da ingestão de alho leva a um risco reduzido de certos tipos de câncer, como câncer de cólon, pâncreas, estômago, esôfago e mama.
Mais Benefícios
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), os nutrientes no alho podem ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir os efeitos da aterosclerose, ou "endurecimento das artérias", que podem levar a ataques cardíacos e derrames. A UMMC observa ainda que as propriedades de reforço do sistema imunológico no alho também podem ajudar as pessoas a combater resfriados comuns.
Sugestões
A NCI observa que picar, esmagar ou danificar os bulbos de alho produz alicina, um ingrediente ativo que forma compostos bioativos. Tenha isso em mente ao assar o alho e pique levemente os bulbos de alho com o lado achatado de uma faca ou outro utensílio antes de assar. Kraus também observa que você deve esmagar os bulbos de alho à temperatura ambiente e deixá-los descansar por cerca de 15 minutos antes de cozinhar. A reação enzimática desencadeada por deixar o alho esmagado repousar estimula os compostos saudáveis do alho, diz Kraus.
De acordo com o NIH, o consumo de alho pode aumentar ou prolongar o sangramento. Aqueles com distúrbios hemorrágicos devem consultar um médico para garantir que o alho não irá piorar sua condição, e as pessoas devem evitar o alho por pelo menos duas semanas antes de qualquer cirurgia. Pessoas com problemas de estômago ou digestão também devem ter cautela, pois o alho pode irritar o trato gastrointestinal. Finalmente, o alho pode diminuir a eficácia de certos medicamentos, como medicamentos para HIV e AIDS, saquinavir, isoniazida, varfarina e algumas pílulas anticoncepcionais. Se você toma medicamentos prescritos, consulte seu médico para saber mais sobre possíveis interações medicamentosas. , , ] ]