O ginseng siberiano tem sido usado há séculos em sistemas tradicionais de cura, particularmente na medicina chinesa. A erva é considerada adaptogênica, o que significa que restaura o equilíbrio entre os diferentes sistemas do corpo para aumentar a capacidade de lidar com o estresse. No entanto, uma vez que o ginseng siberiano promove certos efeitos farmacológicos, como o seu tempo pode aumentar ou dificultar a sua eficácia. Esta erva também está associada a certos efeitos colaterais, por isso, pergunte ao seu médico se o ginseng siberiano é ideal para você.
Segundo Subhuti Dharmananda, Ph.D., diretor do Instituto de Medicina Tradicional em Portland, Oregon, as ervas são tipicamente classificadas em textos médicos tradicionais chineses como leves ou pesadas, de resolução, de ação rápida ou por outros atributos, que devem ser considerados ao determinar a melhor hora do dia para tomá-los. Interpretações modernas levam em consideração as refeições e outros fatores, com o consenso geral de que o melhor tempo de dosagem para a maioria das ervas é geralmente entre as refeições. No entanto, Dharmananda especificamente adverte que ervas estimulantes podem causar insônia se tomadas à noite. Portanto, ele diz, a melhor hora do dia para tomar o ginseng siberiano é no início da manhã, assim como você iria desfrutar de uma xícara de café para "acelerar" o seu sistema e começar o seu dia.> O ginseng siberiano é identificado botanicamente como Eleutherococcus senticosus. É uma planta florescente de arbustos espinhosos, indiginosa para a Rússia, Japão, China e Ásia Oriental. Pode até mesmo ser encontrado em ambientes pesados de barro ou areia. Embora o uso da erva na medicina chinesa esteja bem estabelecido, é de certa forma um recém-chegado à medicina herbal ocidental. Além disso, às vezes é confundido com o chinês ou Panax ginseng porque as duas plantas compartilham algumas características. No entanto, o ginseng siberiano é uma espécie completamente diferente. Historicamente, o ginseng siberiano tem sido usado para melhorar a função imunológica, aumentar a energia e resistência, melhorar a resistência a gripes e resfriados e aumentar a vitalidade no organismo. envelhecido. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, um único estudo focado neste uso de Siberian mostrou que quatro semanas de suplementação melhoraram a função social e cognitiva em pessoas idosas. No entanto, este efeito apareceu a desaparecer depois de oito semanas de tomar a erva.
Medicinal Effects
O UMMC também diz que vários estudos têm mostrado que um suplemento de ervas composto de ginseng siberiano e andrographis diminuiu a gravidade e duração de constipações e gripe, desde que tenha sido tomada no prazo de 72 horas após o início dos sintomas. Outras aplicações populares, mas não substanciadas desta erva são a estimulação da prontidão mental e clareza e alívio do estresse físico e fadiga. Esses efeitos são atribuídos à presença de eleutherosides, que supostamente estimulam o sistema imunológico e fornecem energia. De fato, Robert Arthur Anderson, autor de “Patient Information on Conditions, Herbs & Suplementos ”descreve o ginseng siberiano como tem efeitos estimulantes semelhantes à cafeína.
Considerações de segurança
O ginseng siberiano é geralmente seguro e bem tolerado, mas o UMMC adverte que esta erva pode aumentar a pressão arterial e produzir dor de cabeça, confusão , palpitações cardíacas, insônia e hemorragias nasais em algumas pessoas. Esta erva também pode interferir com medicamentos para o coração, medicamentos para afinar o sangue, sedativos e medicamentos anti-convulsivos. Não use esta erva se tiver uma doença crônica ou estiver tomando medicamentos, a menos que esteja sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado.