O ginseng siberiano e withania são ervas com uma longa história de uso na medicina chinesa e indiana. Outros nomes para o ginseng siberiano incluem a raiz do diabo e o arbusto do diabo. Withania é comumente chamada de ashwagandha. Em suplementos de ervas, as raízes de ambas as plantas são usadas, e elas podem ser comercializadas como pílulas ou tinturas. Alguns compostos à base de plantas contêm combinações de ginseng siberiano, withania e outras ervas.
Usos tradicionais
O ginseng siberiano tem sido usado há séculos para promover a saúde física e mental. Acredita-se que melhora a memória e reduz os efeitos da fadiga na mente e no corpo. É usado na medicina chinesa para tratar problemas renais e hepáticos, bem como reumatismo. Outros usos tradicionais do ginseng siberiano incluem o tratamento dos sintomas da menopausa, a cura da insônia relacionada à ansiedade, a melhoria do desempenho atlético e o aumento da fertilidade masculina e da resistência sexual.
Os usos tradicionais de Withania são semelhantes aos do ginseng asiático. Na medicina indiana e chinesa, acredita-se que melhora a memória, aumenta a imunidade e aumenta a longevidade. Ele também é usado para aumentar a fertilidade masculina e reduzir os efeitos do estresse mental e ambiental.
Estudos clínicos sugerem fortemente que o ginseng siberiano é bom para o seu sistema cardiovascular. Ele contém antioxidantes que impedem o acúmulo de colesterol no coração e no tecido cerebral. A pesquisa também sugere que as pessoas com diabetes tipo 2 podem usar o ginseng siberiano antes e depois das refeições para reduzir os níveis de açúcar no sangue. A Universidade de Maryland Medical Center aponta que os extratos de ginseng siberiano ajudam a impulsionar o sistema imunológico e encurtar a duração dos resfriados e gripes. Um estudo preliminar mostrou que a erva também pode reduzir a gravidade ea duração dos surtos de herpes genital.
Withania Benefícios
De acordo com a revista Alternative Medicine Review, numerosos estudos sobre os constituintes químicos de withania indicam que a erva tem muitos benefícios potenciais, incluindo propriedades anti-inflamatórias, propriedades anti-tumorais e a capacidade de reduzir os efeitos do estresse sobre o corpo. O Sloan-Kettering Cancer Center aponta para vários estudos in-vitro que mostram que a withania pode reduzir ou inibir o crescimento do tumor, e aumenta os efeitos da terapia de radiação nas células. Outros estudos citam o potencial da withania de aumentar a fertilidade masculina, melhorando a qualidade e a motilidade dos espermatozóides. Pesquisa sobre a droga está em curso, no entanto, e estudos sobre seres humanos são raros.
Efeitos colaterais
Withania e ginseng siberiano têm poucos efeitos colaterais a curto prazo, mas seus efeitos a longo prazo não foram estudados extensivamente . Tanto o ginseng siberiano quanto a withania podem aumentar os efeitos de sedativos e barbitúricos, portanto, você nunca deve tomá-los juntos. O ginseng siberiano também pode interagir com medicamentos para diluir o sangue, alguns medicamentos para o coração e pode aumentar ou diminuir o açúcar no sangue. Mulheres grávidas e lactantes devem consultar seus médicos antes de tomar qualquer suplemento de ginseng siberiano ou withania.