Insônia
Porque a rhodiola rosea é usada para combater a fadiga e aumentar o estado de alerta, a insônia pode ser um efeito colateral da droga. Um estudo conduzido pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e publicado na edição de fevereiro de 2009 da Planta Medica, estudou 60 pessoas com síndrome da fadiga. O grupo que tomou rhodiola rosea por 28 dias teve melhora significativa no estado de alerta mental, capacidade de concentração e menos fadiga do que aqueles que receberam placebo. Embora isso possa ser benéfico durante o dia, pode causar insônia se tomado à noite ou antes de dormir.
Irritabilidade
A Rhodiola rosea é um estimulante e, como tal, pode causar irritabilidade e inquietação. Combinando a droga com outros tipos de estimulantes, como a cafeína pode aumentar o nervosismo e nervosismo.
Tontura
Um estudo da Universidade da Califórnia relatado em março de 2008 "Jornal de Medicina Alternativa e Complementar" investigou os efeitos da rhodiola rosea no transtorno de ansiedade generalizada.Enquanto encontrado eficaz para o tratamento desta desordem, a erva também causou tontura em alguns assuntos.
boca seca
O estudo de 2008 da Universidade da Califórnia também relatou boca seca como um dos mais comuns efeitos colaterais em indivíduos que tomam 240 miligramas de rhodiola rosea por 10 semanas.
Dosagem e efeitos colaterais
A dose tomada afeta o tipo de efeitos colaterais que você experimenta com o medicamento. Em doses mais baixas, a rhodiola rosea tem um efeito estimulante, enquanto em doses mais altas, a droga tem um efeito sedativo.A dose normal tomada é entre 200 e 600 miligramas de um extrato que contém 3 por cento de rosavins e 0,8 a 1 por cento de salidroside, dois dos ingredientes ativos na preparação de ervas.
, , ] ]