casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Qual é a diferença entre glucosamina e condroitina?

Glucosamina e condroitina são muitas vezes vendidos em conjunto como um suplemento de saúde conjunta único; no entanto, eles são duas substâncias diferentes. Ambos têm um efeito na cartilagem das articulações do corpo, mas de maneiras diferentes. Enquanto você pode tomar os dois suplementos separadamente, algumas pesquisas sugerem que eles podem ser melhores quando usados ​​em conjunto.

Glucosamina

A glucosamina é encontrada naturalmente no corpo, particularmente na cartilagem: é um dos blocos de construção de cartilagem e também é encontrado no fluido que lubrifica as articulações do corpo. O trabalho da glucosamina no corpo é gerar produção e reparo de cartilagem. Também pode ser fabricado e vendido em forma de suplemento - esse tipo de glucosamina geralmente vem da cartilagem animal. Existem várias variedades de glicosamina no balcão, incluindo sulfato de glicosamina, cloridrato de glucosamina e n-acil glicosamina. Muitas pessoas tomam glucosamina para a saúde das articulações, muitas vezes em combinação com o suplemento relacionado condroitina.

condroitina

A condroitina é uma substância semelhante que também é encontrada naturalmente nas articulações do corpo. Como a glucosamina, desempenha um papel na manutenção da saúde das articulações. A condroitina é importante para a produção de cartilagem, que mantém as superfícies das articulações movendo-se suavemente enquanto se esfregam juntas. Também ajuda a cartilagem a absorver fluido, que é vital para a saúde da cartilagem e pode impedir que algumas enzimas destrutivas quebrem a cartilagem. A condroitina está geralmente disponível como sulfato de condroitina. Over-the-counter condroitina também vem de fontes animais. A condroitina é frequentemente combinada com a glucosamina, embora possa ser adquirida por conta própria na forma de suplementos. Tanto a glucosamina como a condroitina desempenham papéis importantes na saúde das articulações. Combinados, eles são alguns dos suplementos mais comuns tomados por pessoas com artrite. No entanto, separadamente, eles também estão sendo pesquisados ​​por seus papéis no controle dos sintomas de outras doenças crônicas. Por exemplo, a condroitina pode ajudar no tratamento de infecções da bexiga. A glucosamina também pode reduzir alguns dos sintomas da doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Pesquisas para esses outros usos de glucosamina e condroitina são preliminares, mas mostram potencial.

Tanto a glucosamina quanto a condroitina causam impacto na cartilagem do corpo e nos fluidos das articulações, embora seus efeitos variem um pouco. Isso pode explicar por que eles são frequentemente comercializados juntos como um único suplemento. Uma pesquisa revisada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland sugere que a glucosamina e a condroitina funcionam melhor para o tratamento da artrite quando usadas em equipe. Até o momento, não há evidências concretas de que qualquer dos suplementos possa melhorar significativamente a saúde das articulações ou retardar a deterioração das articulações. No entanto, quando tomados em conjunto, os dois podem oferecer alívio extra da dor para pessoas com artrite moderada a grave.