casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Tipos de cartilagem

A cartilagem, um tipo de tecido conjuntivo, é feita de células chamadas condrócitos e do material que essas células secretam. Segundo o professor Bruce Babiarz, da Rutgers University, a estrutura relativamente rígida da cartilagem desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de um feto, pois a forma do esqueleto é primeiro depositada como cartilagem antes de ser substituída por osso. Existem três tipos principais de cartilagem e cada um tem características distintas: hialina, elástica e fibrocartilagem.

Hyaline

Em comparação com outros tipos de cartilagem, a cartilagem hialina tem menos fibras em sua matriz e sob um microscópio Este tipo de cartilagem parece muito suave, de acordo com o Austin Community College. Além disso, o professor Babiarz observa que, devido à falta de fibras, a cartilagem hialina é às vezes chamada de "cartilagem pura".

O Centro Médico DownSate da SUNY discute como as linhas de cartilagem hialinas do septo nasal, a estrutura que separa "right and left nostrils;", 3, [[forma os anéis da traquéia, comumente conhecidos como o tubo de vento; conecta as costelas ao esterno, permitindo-lhes um movimento limitado; e alinha as extremidades do osso em crescimento.

Elastic

A cartilagem elástica tem uma estrutura que é relativamente semelhante à cartilagem hialina. A principal diferença entre esses dois tipos de cartilagem é que a cartilagem elástica contém uma grande quantidade de uma proteína chamada elastina. Essas fibras de elastina, como o nome sugere, se estendem prontamente e permitem que a cartilagem elástica seja muito flexível.

O centro médico DownSate da SUNY observa que a cartilagem elástica é encontrada no ouvido e na epiglote, que é a aba que fecha por cima da traqueia quando você engole, evitando que a comida desça pela traquéia e penetre nos pulmões.

Fibrocartilagem

O professor Barbiaz descreve a fibrocartilagem como um tecido de transição localizado entre o tecido conjuntivo denso e o osso. A fibrocartilagem contém muitas fibras colágenas, que são mais rígidas e menos flexíveis que as fibras elásticas da cartilagem elástica. SUNY Downstate Medical Center observa que essas fibras são muito espessas e entrelaçadas umas com as outras.

De acordo com a SUNY Downstate Medical Center, a fibrocartilagem está presente entre os discos das vértebras na coluna; forma meniscos, ou as estruturas em forma de meia-lua que amortecem certas articulações, incluindo o joelho; forma a sínfise púbica, que é a articulação formada pelo encontro dos ossos púbicos direito e esquerdo; e geralmente está presente onde os ligamentos e tendões estão presos aos ossos.