A costocondrite é uma inflamação que ocorre na cartilagem que se liga às articulações costais. De acordo com MayoClinic.com, a costocondrite pode produzir dor no peito grave que pode ser confundida com um ataque cardíaco. A glucosamina é uma substância química que é produzida naturalmente pelo organismo. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a glucosamina desempenha um papel importante na reconstrução da cartilagem ao redor das articulações. Suplementos nutricionais de glucosamina tornaram-se populares recentemente, sendo apontado como sendo capaz de ajudar a regeneração da cartilagem.
Glucosamina Considerações
A glucosamina é encontrada naturalmente na cartilagem das articulações. De acordo com MayoClinic.com, sulfato de glicosamina é parte dos compostos de glicoaminoglicanos que compõem a matriz da cartilagem articular. Sulfato de glucosamina também é encontrado no líquido sinovial que envolve todas as articulações. Estudos mostraram que o componente sulfato da glucosamina é responsável pelo fortalecimento da cartilagem. Os suplementos de glucosamina têm mostrado a mais promissora no tratamento da osteoartrite do joelho, mas alguns acham que pode ter algum benefício no tratamento da costocondrite.
Costocondrite
A costocondrite causa dor na frente do tórax onde as costelas se prendem ao esterno, ou esterno, de acordo com a Universidade de Iowa. A causa exata da costocondrite é desconhecida, mas geralmente ocorre após uma lesão no peito ou uma infecção respiratória. A costocondrite também tem sido associada à fibromialgia e à execução de movimentos repetitivos na parte superior do corpo. A dor torácica geralmente piora quando se respira fundo, e pode haver sensibilidade ao redor das articulações costais quando pressionada.
Glucosamina para a costocondrite
O tratamento mais comum para a costocondrite é tomar um AINE, ou não. anti-inflamatório esteróide, como o ibuprofeno. Como um tratamento alternativo, HealthLine diz que tomar um suplemento de glucosamina condroitina pode ajudar a curar a cartilagem. De acordo com MayoClinic.com, estudos mostraram resultados encorajadores que a glucosamina pode ser benéfica para uso em osteoartrite do joelho, mas relatos têm sido conflitantes sobre a sua eficácia no tratamento de outras condições. Os suplementos de glucosamina não foram revisados pelo FDA quanto à eficácia, pureza ou segurança, portanto a glucosamina não deve ser adicionada como suplemento sem consultar um médico. Os suplementos de glucosamina não devem ser tomados juntamente com os AINEs. De acordo com o MedlinePlus, suplementos de glucosamina são normalmente seguros para a maioria tomar sob a orientação de um médico. Os efeitos colaterais tendem a ser leves; os mais comuns incluem náusea, diarréia, azia e constipação. Os efeitos colaterais menos comuns da glucosamina incluem erupções cutâneas, dores de cabeça e sonolência. Precauções De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, algumas formas de suplemento de glucosamina contêm quitina, uma substância obtida a partir de crustáceos, e não pode ser tomado por aqueles alérgicos ao marisco. Os sintomas de uma reação alérgica grave incluem urticária, dificuldade em respirar e inchaço da boca e garganta. Aqueles que estão grávidas ou amamentando não devem tomar glucosamina. A glucosamina pode interagir com insulina e AINEs, e suas dosagens podem precisar ser ajustadas por um médico. Aqueles com asma devem consultar um médico antes de tomar glucosamina.