Se você foi diagnosticado com osteoartrite, seu médico pode recomendar tomar um suplemento de glucosamina para reduzir a inflamação nas articulações. No entanto, se você tem uma alergia a marisco conhecida, você deve discutir o uso de glucosamina com o seu médico, pois pode desencadear uma reação alérgica. Não use glucosamina sem a observação e orientação de um médico. A pesquisa é limitada sobre a eficácia da glucosamina para tratar qualquer condição médica.
Glucosamina
A glucosamina é um suplemento alimentar que pode ser usado para tratar certas condições musculares e articulares. É um composto natural encontrado na cartilagem de seres humanos e animais. Algumas formas do suplemento podem ser feitas a partir das cascas de vários crustáceos, como o caranguejo e o camarão, e assim podem desencadear uma reação alérgica. Embora as proteínas encontradas na polpa do marisco causem alergias a moluscos, quantidades mínimas das proteínas da carne podem estar presentes na casca. Se você tem uma alergia grave ao marisco, o seu médico provavelmente irá desaconselhar o uso de glucosamina.
Marisco Alergia
Mariscos são um alérgeno alimentar comum que pode causar reações leves a graves após a ingestão. Você pode ter uma alergia a um tipo de marisco, como a lagosta, ou pode ser alérgico a mais de um tipo de marisco. Durante uma reação alérgica, o sistema imunológico começa a atacar as proteínas encontradas na carne do marisco por causa da hipersensibilidade. O corpo responde criando anticorpos de imunoglobulina E, histamina e outros produtos químicos. A presença destes produtos químicos causar sintomas de alergia.
Sintomas Se você tomar glucosamina e você desenvolver quaisquer sintomas comuns de alergia, ligue para o seu médico imediatamente. Os sintomas de alergia geralmente se desenvolvem na primeira hora da ingestão do suplemento, mas ele pode se desenvolver em questão de segundos. Menores a moderados sintomas incluem congestão sinusal, sinusite, urticária, irritação da pele, coceira, formigamento na boca, lábios ou língua, dor de estômago, cólicas, vômitos, diarréia, náuseas, gases, inchaço, falta de ar, chiado e tosse. Sintomas mais graves incluem tontura, incapacidade de respirar, inchaço da garganta e inchaço facial. Sintomas graves podem exigir atenção médica de emergência.
Você pode desenvolver uma reação alérgica à glucosamina sem ter uma alergia ao marisco. Se você é diagnosticado com uma alergia à glucosamina, não precisa evitar consumir moluscos se não tiver alergia a ela. Alguns efeitos colaterais da ingestão de glucosamina podem não estar relacionados a uma alergia.