Se seus joelhos, ombro ou mãos doloridos fizerem você pegar a garrafa de aspirina diariamente, você estará em boa companhia. A osteoartrite, um distúrbio relacionado à idade causado pela degeneração da cartilagem nas articulações, afeta quase todo mundo, até certo ponto, aos 70 anos, de acordo com o National Institutes of Health. O sulfato de glucosamina pode reduzir o dano da cartilagem que leva à dor e incapacidade, bem como reduzir sua dependência de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, que podem ter efeitos colaterais significativos. Glucosamina, que vem em doses de 500, 750 e 1.000 mg, também pode ter efeitos colaterais.
Alergia
Como a glucosamina é feita a partir de mariscos, as pessoas que têm alergias a crustáceos ou iodo devem ter cautela ao tomar glucosamina. MayoClinic.com adverte. As reações alérgicas ocorrem normalmente às proteínas, e a glucosamina é feita a partir da quitina, o carboidrato do marisco. Embora possa não haver proteína de marisco suficiente no produto para desencadear uma reação alérgica, ocorreram reações alérgicas incluindo inchaço na garganta. Converse com seu médico antes de tomar glucosamina, se você tem alergias ao marisco.
Efeitos da Glicose no Sangue
Os efeitos da glucosamina sobre os níveis de glicose no sangue não são claros, de acordo com MayoClinic.com. Pesquisas com animais indicam que a droga pode aumentar a resistência à insulina, contribuindo para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, diz Stephen Barrett, MD, da Quackwatch.com. Embora os estudos não mostrem um efeito sobre os níveis de hemoglobina A1c, que são usados para monitorar os níveis médios de açúcar no sangue em diabéticos durante um período de três meses, os diabéticos devem monitorar os níveis de açúcar no sangue cuidadosamente ao tomar glucosamina. A glucosamina pode causar vários efeitos colaterais relacionados ao estômago, incluindo gases, dores de estômago, dor abdominal, náusea, vômito, perda de apetite, fezes amolecidas, azia e constipação. Efeitos colaterais gastrointestinais normalmente ocorrem em doses várias vezes a dose normal, de acordo com o Centro de Informação de Artrite e Glucosamina. Outros efeitos colaterais Outros efeitos colaterais potenciais da glucosamina incluem distúrbios do sono, como insônia ou sonolência; dor de cabeça; e reações cutâneas, incluindo aumento da sensibilidade ao sol e endurecimento das unhas. Aumento da freqüência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares ou pressão arterial elevada ocorreu em algumas pessoas.
A glucosamina teoricamente poderia aumentar o risco de hemorragia em pessoas que tomam anticoagulantes, de acordo com MayoClinic.com. Impurezas em alguns produtos de glucosamina podem causar aumento dos níveis de creatina fosfoquinase no sangue, o que pode alterar os resultados dos exames laboratoriais de sangue. Danos nos rins também foram relatados em pessoas que tomam a droga. Várias mortes por insuficiência hepática foram relatadas em pessoas que tomavam glucosoamina na Escócia. Embora a causa e o efeito não tenham sido estabelecidos, avisos foram emitidos por médicos locais, relata Barrett.