A gota ocorre quando muito ácido úrico se acumula no seu sistema. Com o tempo, esse excesso de ácido úrico pode causar a formação de cristais em torno de suas articulações, e esses cristais podem causar dor e inflamação, tornando a gota um tipo doloroso de artrite. Enquanto a gota é tipicamente uma condição crônica, você pode se recuperar dos sintomas de gota e diminuir sua chance de sofrer um surto, mudando um pouco o seu estilo de vida. Seu médico também pode sugerir medicamentos prescritos para ajudá-lo a manter seu ácido úrico e a gota sob controle.
Evite alimentos que possam causar surtos. MedlinePlus adverte contra o álcool e levedura de cerveja, peixe salgado como sardinha e anchova, carnes gordurosas, legumes, espinafre, aspargos e couve-flor. Cada um pode contribuir para elevar os níveis de ácido úrico.
Beba muita água. A água ajuda a lavar o sistema para restaurar o equilíbrio aos níveis de ácido úrico. MayoClinic.com sugere beber pelo menos 68 a 136 oz. de água por dia. Pegue uma garrafa de água de alumínio e reabasteça com frequência ao longo do dia. Troque o álcool e os refrigerantes por água para reduzir sua chance de um surto de gota e ajudá-lo a se recuperar de um.
Perca peso lentamente. Enquanto a perda de peso pode ajudar a reduzir a chance de um ataque de gota, a perda de peso muito rapidamente pode resultar na formação de pedras nos rins e cristais no corpo, deixando você com dor nas articulações e excesso de dor. Em vez disso, perder peso, fazendo escolhas saudáveis e aumentando sua atividade física diária. Descanse e imobilize suas articulações quando você experimenta um ataque de gota e a dor artrítica que acompanha, sugere o American College of Foot. e cirurgiões de tornozelo. Tomando o tempo para descansar suas articulações doloridas garante que eles não se tornam ainda mais inflamados. Se possível, eleve a articulação dolorida para drenar o excesso de líquido, a fim de aliviar o inchaço e pressão para uma recuperação mais rápida.
Agende uma consulta com seu médico para falar sobre seus sintomas e a freqüência de sua surtos. Gota pode ser tratada usando uma variedade de medicamentos, incluindo antiinflamatórios não-esteróides orais e corticosteróides injetados diretamente na articulação, de acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e da Pele. Estes ajudarão a reduzir alguns inchaços desconfortáveis associados à gota e aliviar a dor. O seu médico também pode prescrever colchicina oral em pequenas quantidades para a prevenção diária da gota.