Há mais a gota do que a vinheta estereotipada do rico homem corpulento com o pé inchado sobre um banquinho de veludo. A gota é uma condição causada pelo excesso de ácido úrico, um resíduo normal encontrado no sangue. Enquanto a genética desempenha um papel na determinação de quem fica com a gota, ela também está fortemente associada à obesidade, a várias outras condições de saúde e dieta. Níveis elevados de ácido úrico podem levar à formação de cristais de urato, que se acumulam dentro e ao redor das articulações, bem como no trato urinário. Episódios dolorosos de artrite recorrente e pedras nos rins podem resultar. Se não tratada, problemas de saúde adicionais podem surgir.
Artrite
O primeiro ataque de gota, que ocorre frequentemente após anos de níveis elevados não reconhecidos na corrente sanguínea, tipicamente envolve dor intensa, vermelhidão, inchaço e calor em um. ou duas articulações. A articulação de um grande dedo do pé é frequentemente afetada. Cristais de urato indicadores podem ser encontrados na articulação neste momento. Esse episódio de artrite geralmente se resolve após vários dias a uma semana. Classicamente, outros episódios ocorrerão e eventualmente envolverão outras articulações. Com o tempo, a deposição de cristais de urato e a inflamação resultante podem deformar e destruir as articulações. Eventualmente, os cristais de urato se acumulam em outros tecidos, criando nódulos geralmente indolores chamados tofos. Tophi pode aparecer em tendões como o tendão de Aquiles, tecidos moles e a borda externa da orelha. Tophi não é tão comum agora graças à disponibilidade de tratamento, que envolve medicação diária para controlar os níveis de ácido úrico e medicação para ataques de gota. Restringir as purinas na dieta, como as encontradas na carne e em alguns frutos do mar, também ajuda, já que esses compostos se decompõem em ácido úrico. Evitar o álcool, especialmente cerveja e bebidas contendo frutose também pode diminuir o risco de gota.
Problemas nos rins
Altos níveis de ácido úrico no sangue podem levar à formação de cálculos de ácido úrico nos rins. Estas pedras podem eventualmente resultar em insuficiência renal, e podem criar bloqueios no trato urinário, sangue na urina e episódios dolorosos se forem desalojados e se moverem para os ureteres relativamente estreitos que levam à bexiga. Complicando o quadro, a gota geralmente ocorre em indivíduos com excesso de peso, hipertensos e possivelmente diabéticos. Todas essas condições podem interagir e ter um impacto negativo maior sobre a função renal.
Impacto Cardiovascular
A coexistência freqüente de gota e doença cardíaca tem sido observada há anos. Tem sido difícil descobrir se a gota eleva o risco de doença cardíaca de uma pessoa. Uma pesquisa recente, como a que foi compartilhada em um artigo de “Projeto Farmacêutico Atual” de abril de 2013, começou a desenvolver um caso para o papel independente do ácido úrico elevado no desenvolvimento de doenças renais e cardíacas. Um artigo de setembro de 2010 no "Netherlands Journal of Medicine" resumiu uma possível razão, observando que a inflamação da gota é frequentemente associada a uma aceleração da aterosclerose. O papel da gota em contribuir para doenças cardíacas certamente continuará a ser um tópico de exploração.
, , ] ]