Seu dedão pode ser muito grato se você dispensar o bufê de crustáceos à vontade. Um dos tipos mais dolorosos de artrite, a gota, pode ser desencadeada pela ingestão de alimentos ricos em purinas, e moluscos como amêijoas, camarões e mexilhões podem tornar o ataque de gota mais provável de ocorrer.
Nota do editor: artigo foi medicamente revisado por George Krucik, MD.
Homens que comeram mais frutos do mar, que é muito rico em purinas, eram 50% mais propensos a desenvolver gota que homens que comiam pouco frutos do mar.
Um estudo da Harvard Medical School
O que é a gota?
A gota é um tipo de artrite causada por altos níveis de ácido úrico no sangue. Este ácido úrico pode formar cristais dentro de suas articulações que podem causar inflamação dolorosa. A articulação mais comumente afetada é a base do dedão do pé, mas outras articulações também podem estar envolvidas.
A gota tende a ocorrer em famílias, mas certos comportamentos podem tornar o ataque de gota mais provável. Ceder em certos alimentos ricos pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. De fato, de todas as formas de artrite, a gota é o tipo mais amarrado ao que você come.
Pesquisa Conectando a gota ao marisco
Um estudo no New England Journal of Medicine analisou a ingestão de proteínas e alimentos ricos em purinas, um componente do DNA. Dr. H.K. Choi e seu grupo na Harvard Medical School acompanharam mais de 47.000 homens e acompanharam suas dietas por 12 anos.
Eles encontraram evidências de que homens que comiam mais frutos do mar, que é muito rico em purinas, tinham 50% mais chance de desenvolvem a gota que os homens que comem pouco marisco. Mariscos como moluscos são tão ricos em purinas que um ataque de gota pode em breve seguir aquela deliciosa refeição salgada. Outros alimentos que podem levar à gota O mesmo estudo mostrou que comer carnes como fígado, carne bovina, cordeiro, e carne de porco, que também são ricos em purinas, levou a um aumento de 40 por cento no risco de gota. A cerveja também é conhecida por aumentar os níveis de ácido úrico no sangue.
Mas nem tudo são más notícias.
O vinho parece ter pouco efeito sobre a gota, e os produtos lácteos com baixo teor de gordura efeito protetor contra a gota. Então beba aquele copo de leite ou tome um iogurte tarde da noite - você pode estar seguro de interferir na gota.
Amêijoas e artrite
Amêijoas - bem, pelo menos mariscos - não são necessariamente ruins quando trata de todos os tipos de artrite. Um tipo específico de marisco pode realmente ser benéfico no tratamento da osteoartrite.
Extratos do mexilhão de lábios verdes da Nova Zelândia (Perna canaliculus) têm uma combinação de ácidos graxos ômega 3 e condroitina que podem reduzir a inflamação e tratar dor nas articulações. Mas esteja ciente de que os mexilhões ainda contêm essas purinas irritantes.
Se você tem artrite gotosa, ao invés de osteoartrite, você pode acabar provocando um ataque de gota. Sempre fale com o seu médico antes de tomar qualquer medicação ou suplemento dietético.
Sobre o autor: Christine Case-Lo, MS é um escritor freelance e defensor de necessidades especiais. Ela completou seu mestrado em Química Farmacêutica na Universidade da Califórnia, San Francisco e seu diploma de bacharel em Bioengenharia na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Case-Lo é um membro da American Health Information Management Association.