A gota é o resultado da formação de cristais de ácido úrico dentro das articulações, mais comumente o pé, causando artrite aguda ou crônica. De acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck, a gota tem três causas principais, incluindo um aumento na produção de ácido úrico, uma redução na excreção urinária de ácido úrico ou um aumento no consumo de purinas. A purina é uma molécula naturalmente disponível que normalmente é decomposta em ácido úrico e filtrada pelos rins. Uma dieta pobre em purinas pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e reduzir os riscos de gota aguda e crônica. - Proteína de baixa pureza
Embora a purina seja encontrada em quase tudo, a chave é se concentrar em alimentos que são mais baixos em purinas. Fontes de proteína, como carnes e peixes, contêm a maior quantidade de purina. Peixes, como anchovas, sardinhas, cavala e vieiras, todos contêm níveis muito altos de purinas, de acordo com Drugs.com. Carnes de caça e de órgãos, como veados, alces, fígado e pães doces também contêm níveis mais elevados de purina. Em vez dessas escolhas, você pode escolher fontes de proteína que são mais baixas em purinas, como ovos, tofu, nozes e manteiga de amendoim. No entanto, opções de purinas de nível médio, como carne vermelha, frango, camarão e feijão podem ser consumidas, embora devam ser feitas com moderação. De acordo com a nutricionista registrada Joanne Larson, limite-se a uma porção por dia dos alimentos purinados de nível médio.
Frutas e Legumes
Dietas ricas em frutas e vegetais são quase sempre consideradas extremamente saudáveis. No entanto, se você está sofrendo de gota, pode surpreendê-lo ao saber que existem alguns vegetais que têm níveis médios de purinas que podem contribuir para a sua gota. Estes vegetais incluem aspargos, cogumelos, ervilhas, couve-flor e espinafre. No entanto, há uma abundância de vegetais que são pobres em purinas, incluindo cenouras, cebolas, aipo, repolho, tomate, pimentão e abóbora. Além disso, todas as frutas têm baixo teor de purinas e devem ser adicionadas à sua dieta para reduzir as complicações associadas à gota.
Álcool:
O consumo de álcool contribuirá significativamente para a ingestão de purinas. Embora todas as formas de álcool contenham purinas, a cerveja contém mais, enquanto certos tipos de vinho podem conter o mínimo. Embora, se você sofre de gota, é melhor se abster completamente do álcool, pois causará desidratação que aumentará os níveis de ácido úrico no sangue, o que poderia resultar em um surto de gota.