Como qualquer pessoa que já teve gota pode atestar, a dor severa desta forma episódica de artrite é algo que ninguém quer experimentar. A gota é caracterizada por dor súbita, vermelhidão, calor, inchaço e sensibilidade da articulação afetada. Ela se desenvolve quando cristais de urato se formam na articulação, levando a intensa inflamação. Os cristais se formam quando o nível de uma substância química chamada ácido úrico é muito alto. A dieta recomendada para pessoas com gota se concentra em evitar alimentos que aumentam o ácido úrico e incluindo alimentos que podem ajudar a diminuir os níveis.
Limitar ou evitar certas carnes
Muitos alimentos contêm substâncias chamadas purinas em diferentes concentrações. O ácido úrico é um produto da quebra de purinas, por isso as pessoas com gota são aconselhadas a evitar ou limitar alimentos ricos em purinas. Uma dieta rica em carnes - que são moderadas a altas em purinas - está associada a um aumento do risco de gota. Para ajudar a prevenir ataques de gota, o Colégio Americano de Reumatologia, recomenda evitar carnes ricas em purinas, como fígado, rim, timos, ganso e carnes de caça. Limitar porções de outras carnes - incluindo carne bovina, cordeiro e porco - e molhos e molhos à base de carne também é recomendado.
Limite de Frutos do Mar
Similar à carne, os frutos do mar também têm conteúdo de purinas moderado a alto. O Colégio Americano de Reumatologia recomenda limitar os frutos do mar com alto teor de purinas, incluindo sardinhas, anchovas, cavala, arenque, mexilhões e vieiras. Opções de purinas inferiores incluem caranguejo, ostras e lagosta - embora ainda seja importante limitar suas porções. Se você gosta de frutos do mar e sofre de gota, tente incorporar frutos do mar em um aperitivo ou salada lateral, ao contrário do seu prato principal, para reduzir o risco de desencadear um surto de gota. o consumo está ligado a ataques de gota porque beber provoca um aumento no nível de ácido úrico. Embora o vinho e as bebidas espirituosas não sejam tão altas em purinas quanto a cerveja, recomenda-se limitar o consumo de todas as bebidas alcoólicas para pessoas com gota. O uso excessivo de álcool - mais de duas porções por dia para homens e mais de uma porção para mulheres - deve ser evitado em todas as pessoas com gota. Recomenda-se a abstenção completa de álcool durante um ataque de gota.
Limitar ou evitar alimentos ricos em frutose
O Colégio Americano de Reumatologia recomenda evitar alimentos e bebidas adoçados com xarope de milho rico em frutose, incluindo refrigerante comum e algumas bebidas energéticas. Isso ocorre porque a frutose, um tipo de açúcar, aumenta os níveis de ácido úrico. O efeito ocorre rapidamente - especialmente em pessoas com história de gota - como a frutose promove a quebra de purinas no corpo. Limitando naturalmente sucos de frutas doces, açúcar de mesa e sobremesas doces, como bolos, tortas e biscoitos também é recomendado.
Coma alimentos lácteos com pouca gordura ou sem gordura Produtos
Comer laticínios com pouca gordura ou sem gordura, especialmente skim leite e iogurte desnatado, é recomendado como estes alimentos foram mostrados para diminuir a incidência de ataques de gota. Os cientistas acreditam que os produtos lácteos reduzir os ataques de gota, aumentando a remoção de ácido úrico do corpo através dos rins.
Comer Legumes
Uma ingestão moderada de vegetais - mesmo vegetais ricos em purina, como espinafre, couve-flor , espargos e ervilhas - não aumenta o risco de gota. Além disso, os vegetais são uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Como a gota está ligada a uma série de outras condições de saúde, como obesidade, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta, o Colégio Americano de Reumatologia incentiva as pessoas com gota a comer vegetais para os benefícios gerais à saúde. br>
Embora aderir às recomendações nutricionais possa ajudar a reduzir o risco de ataques de gota, outras medidas de estilo de vida também são importantes. A manutenção de um peso normal e de exercícios diários é recomendada para controlar a gota e otimizar sua saúde e bem-estar. Além de medidas dietéticas e de estilo de vida, seu médico pode recomendar medicação para controlar sua gota se você tiver ataques frequentes e um nível persistentemente alto de ácido úrico.