A quercetina é um antioxidante flavonóide encontrado em muitas frutas e vegetais. Ele atende a uma variedade de importantes efeitos para a saúde e tem sido usado com sucesso por seus benefícios de redução de colesterol, anticâncer e antiinflamatórios. Além de fontes alimentares, você pode obter quercetina em forma de suplemento e muitas vezes pode ser encontrado em fórmulas em conjunto com outros compostos anti-inflamatórios, como a bromelaína, semente de uva e chá verde. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
COPD
A quercetina impediu a progressão de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, DPOC, em um estudo realizado no Departamento de Pediatria e Doenças Transmissíveis da Universidade de Michigan. No estudo, os investigadores deram aos animais de laboratório 0,5 miligramas por dia durante 10 dias e notaram uma elasticidade pulmonar melhorada, diminuição da oxidação e diminuição da inflamação. A quercitina também diminuiu os níveis de enzimas que danificam o tecido, conhecidas como metaloproteinases da matriz. O estudo foi publicado na edição de setembro de 2010 da revista "Pesquisa Respiratória".
Nitric Oxide
Pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária, Chungbuk National University, Coréia, informou que as doses de quercetina de 10 miligramas por quilograma de peso corporal - que é mais elevado do que o normal para uso humano - produziu efeitos anti-inflamatórios em animais de laboratório. Os cientistas administraram a alta dose de quercetina usando um método de alimentação por sonda chamado gavagem uma vez por dia durante três dias, como forma de saturar os tecidos. A quercetina exerceu seus efeitos, em parte, inibindo a produção de óxido nítrico nas células brancas do sangue conhecidas como macrófagos, reduzindo os níveis de óxido nítrico pela metade. O antioxidante também reduziu a resposta inflamatória envolvendo neutrófilos, outro tipo de glóbulos brancos. Pesquisadores concluíram um potencial antiinflamatório significativo para a quercetina neste estudo preliminar em animais, publicado na edição de setembro de 2008 do "Journal of Veterinary Science."
Inflamação da próstata
A quercetina tem sido usada para reduzir a inflamação na próstata Conditons por seus efeitos anti-inflamatórios e anti-testosterona, de acordo com Jeannette Potts, MD, em seu livro "Genitourinary Pain and Inflammation: Diagnosis and Management". O antioxidante diminui os níveis de prostaglandinas inflamatórias e aumenta os níveis de endorfinas prostáticas - moléculas naturais de alívio da dor. Potts recomenda doses de 500 miligramas duas vezes por dia. Combine quercetina com a enzima antiinflamatória bromelaína e papaína para melhorar a absorção de quercetina.
Infecções bacterianas
A quercetina inibe infecções bacterianas, escreve David Rakel, M.D., em seu livro "Medicina Integrativa". As infecções causam inflamação ao ativar o sistema imunológico e a inflamação faz parte de qualquer reação imunológica. Devido aos seus efeitos antibacterianos, a quercetina ajuda a reduzir tanto a infecção quanto a inflamação. Tome doses de 200 a 400 miligramas 20 minutos antes das refeições, três vezes por dia.
Opções dietéticas
Você pode facilmente obter doses saudáveis de quercetina de sua dieta. Boas fontes alimentares de quercetina incluem cebola, salsa, tomate sálvia e frutas cítricas. A quercetina também é encontrada no chá e nas maçãs e está presente em altas concentrações em algumas frutas vermelhas, como mirtilos, que contêm entre 74 e 146 miligramas por quilo. Groselhas pretas contêm 52 a 122 miligramas por quilo, e mirtilos fornecem 30 miligramas por quilo de quercetina.
Considerações
Os efeitos colaterais da quercetina são raros, mas podem incluir dor de cabeça ou dor de estômago, de acordo com a Universidade de Maryland. Centro médico. Evite a quercetina se estiver grávida ou a amamentar ou se tiver doença renal. Doses de mais de 1 grama por dia foram associadas a danos nos rins. A quercetina pode interferir com alguns medicamentos prescritos. Consulte o seu médico sobre o uso de quercetina, se você tomar anticoagulantes, drogas quimioterápicas para o câncer, corticosteróides ou drogas imunossupressoras.