A cada ano, aproximadamente 2.000 crianças nos Estados Unidos são diagnosticadas com um tumor no cérebro, de acordo com profissionais médicos da Mayo Clinic. Os tumores cerebrais se desenvolvem quando as células dentro do cérebro começam a crescer descontroladamente. Um pai ou cuidador que perceba os sintomas do tumor cerebral em seu bebê deve entrar em contato com um pediatra para garantir o recebimento dos cuidados adequados.
Cefaléia
Um dos sintomas mais comuns de tumores cerebrais em crianças é uma dor de cabeça. Quando células incomuns começam a crescer dentro do cérebro, elas podem aumentar os níveis normais de fluido dentro dessa região do corpo. Como resultado, as crianças pequenas podem desenvolver excesso de pressão ao redor ou dentro do cérebro. Se isso ocorrer, uma criança com um tumor cerebral pode ter dores de cabeça freqüentes e graves. Os sintomas de dor de cabeça associados a um tumor no cérebro são tipicamente piores quando a criança acorda de manhã. Um pai ou responsável pode perceber que é incomum que seja difícil tirar a criança da cama pela manhã. Ele pode freqüentemente reclamar que ele não se sente bem ou que sua cabeça dói. Sintomas de cefaléia persistente ou grave em crianças devem ser discutidos com um médico, o mais rapidamente possível.
Náusea ou vômitos
Sintomas de dor de cabeça dolorosos resultantes de um tumor cerebral podem causar crianças afetadas a experimentar sintomas de estômago. Uma criança pode sentir náuseas ou começar a vomitar. Em certos casos, uma criança pode vomitar imediatamente ao acordar pela manhã e pode dizer a seus pais ou cuidadores que ela se sente melhor depois de ficar doente, explica a American Brain Tumor Association. Os sintomas de perturbação estomacal podem fazer com que as crianças afetadas não se interessem em comer seu lanche ou refeição favorita devido à diminuição do apetite. Esses sintomas de tumores cerebrais em crianças pequenas podem ser sinais de problemas médicos alternativos e devem ser prontamente discutidos com um médico. Um tumor cerebral pode aumentar a pressão no cérebro, o que pode levar a danos cerebrais. Se isso ocorrer, um tumor cerebral pode alterar a disposição normal de uma criança. As crianças afetadas podem parecer incomumente irritáveis ou deprimidas e podem apresentar mudanças significativas de personalidade como sintomas de um tumor cerebral, explica o Lucile Packard Children’s Hospital, em Stanford. Um pai ou cuidador pode perceber que sua criança normalmente turbulenta de repente fica quieta, tímida ou reservada. Crianças que desenvolvem alterações significativas de personalidade ou humor por qualquer motivo devem receber cuidados adicionais de um médico.
Problemas de fala ou visão
Uma criança com um tumor cerebral pode desenvolver problemas de fala ou visão como um sintoma desta doença . As crianças afetadas podem começar a escrever suas palavras ou podem ter dificuldade em se expressar verbalmente. Problemas de visão, como visão turva ou turva, também podem surgir em crianças com um tumor no cérebro. Visão embaçada pode exacerbar os sintomas da dor de cabeça em certas crianças e pode resultar em sintomas adicionais, como tontura ou confusão. Se uma criança tiver alterações súbitas ou incomuns na fala ou na visão, é necessária uma consulta médica imediata.