O esôfago conecta a boca ao estômago, permitindo que o alimento passe facilmente. Uma inflamação do esôfago é conhecida como esofagite. Isso resulta em danos nos tecidos do esôfago. De acordo com a Clínica Mayo, as causas incluem medicação oral, infecção, alergias ou o backup de ácidos estomacais no esôfago. Os sintomas incluem dor ao engolir e dor no peito. O tratamento muitas vezes inclui medicação, mas a limitação de certos alimentos pode aliviar os sintomas.
Alimentos para evitar
Certos alimentos são conhecidos por relaxar o esfíncter esofágico, a válvula que permite que o alimento passe pelo esôfago até o estômago. O consumo de tais alimentos pode resultar em um backup de ácidos estomacais no esôfago e causar esofagite. Alimentos picantes, chocolate, cafeína, tomate, laranja, grapefruit, álcool, tabaco e hortelã devem ser evitados para aliviar os sintomas da esofagite. Os sintomas da esofagite podem ser dolorosos, tornando a alimentação difícil. Escolha alimentos moles como compota de maçã, aveia, grits, purê de batatas, pudins, sorvete, creme, ovos cozidos moles e shakes de alta proteína ou smoothies para garantir a ingestão calórica adequada. Limitar alimentos duros e sólidos, incluindo líquidos e alimentos moles, pode ajudar os sintomas a melhorar.
Métodos para aliviar os sintomas
Coma devagar e mastigue os alimentos completamente. Isso permite que o alimento passe pelo esôfago e reduz a dor. Comer várias pequenas refeições ao longo do dia, em vez de três refeições grandes, pode ajudar o esôfago a descansar e reduzir a inflamação. Beba muitos líquidos enquanto come para aliviar as dificuldades de deglutição. Se os sintomas persistirem ou voltarem a ocorrer, entre em contato com um profissional de saúde para obter atendimento médico.