casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Problemas de deglutição no idoso

Problemas de deglutição, ou disfagia, são causados ​​por vários problemas e são bastante prevalentes em idosos. Problemas de deglutição em idosos podem resultar de doença do refluxo gastrointestinal, problemas no estômago com a digestão e câncer de esôfago. Doenças neurológicas que atormentam os idosos, como Parkinson e Alzheimer também podem causar problemas de deglutição. A Clínica Mayo relata que muitos problemas de deglutição em idosos se originam de problemas neurológicos antes mesmo de a comida atingir o esôfago. Os pacientes geralmente engasgam com a comida e fazem com que ela desça pela traquéia em vez do esôfago. Às vezes, comida engolida inicia um ataque de tosse que interfere com a deglutição. Má nutrição e desidratação, comuns entre os idosos, podem causar essa reação. Quando os idosos já tiveram problemas de deglutição no passado, muitas vezes sentem vergonha de comer em público, o que pode causar um surto de disfagia devido ao estresse da situação. Outras doenças que podem causar problemas de deglutição para os idosos incluem acidente vascular cerebral, lesão cerebral e demência. Terapias medicamentosas estão disponíveis para tratar muitas das causas da disfagia, enquanto muitas pessoas idosas encontram alívio das injeções de toxina botulínica que entorpecem as áreas que causam as dificuldades.

Osteófitos

Os adultos mais velhos freqüentemente desenvolvem saliências ósseas por dentro. de sua coluna vertebral que são chamados de osteófitos. À medida que aumentam, as saliências podem empurrar o esôfago e criar dificuldades de deglutição. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame recomenda espessamento da comida e encorajar o paciente mais velho a mastigar sua comida por mais tempo para aliviar problemas de deglutição.

Saliva

A produção de saliva diminui com o envelhecimento, mas continua sendo vital para funções adequadas de deglutição . A produção prejudicada de saliva também é um efeito colateral comum de muitos medicamentos. Embora muitas das disfagias possam ser tratadas com mudanças na dieta e adição de mais líquidos a cada refeição, os pacientes que pioram progressivamente podem precisar de um tubo de alimentação para fornecer nutrição adequada se não forem capazes de engolir e manter os alimentos inativos. br>

Como os músculos atrofiam durante o processo de envelhecimento e da falta de exercício, os músculos faciais também são afetados. Um fonoaudiólogo geralmente trata pacientes com disfagia devido à fraqueza muscular. De acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação, os pacientes recebem exercícios de fortalecimento muscular que também ajudam nos problemas de coordenação. Muitos pacientes idosos devem ser retreinados para comer e seguir novos padrões, como virar a cabeça para o lado ao engolir ou olhar para frente.