A maior parte do peso considerável que os locais de corrida em seu sistema musculoesquelético é absorvido por suas pernas, onde músculos, tendões e ligamentos são rotineiramente doloridos ou feridos. Mas a parte inferior do abdômen, ou região suprapúbica, como local de fixação à pelve de muitos músculos importantes estabilizadores do tronco, pode se tornar dolorosa durante a corrida, seja como resultado da própria corrida ou do agravamento de um distúrbio subjacente. Osteíte púbica A inflamação da sínfise púbica, a estrutura mole na linha média onde os ossos púbicos esquerdo e direito se encontram, é chamada osteíte púbica. Dor e ternura geralmente se instalam gradualmente e variam em qualidade, de opaca a aguda. Essa dor geralmente é pior na frente e no centro do osso púbico, onde a sínfise se encontra, mas pode irradiar-se para a parte interna das coxas. Sobrecarga de estresse do treinamento muito difícil é uma das principais causas, especialmente naqueles com desequilíbrio biomecânico, como uma discrepância de comprimento de perna. Tente fazer uma pausa na corrida, usando antiinflamatórios e congelando a área; mais tarde, exercícios de fortalecimento e alongamento podem ajudar a prevenir a recorrência.
Hérnia esportiva
Uma hérnia esportiva - alternativamente chamada de virilha de Gilmore ou pubalgia atlética - é semelhante a uma hérnia intestinal em que a fraqueza da parede abdominal aumenta suscetibilidade. No entanto, uma hérnia de esportes não envolve a protrusão do intestino através da fáscia abdominal. Em uma hérnia esportiva, a dor resulta de uma lágrima onde os músculos da virilha se ligam à pélvis. O tratamento pode envolver cirurgia e colocação de uma tela sintética, mas o médico provavelmente recomendará o repouso, o uso de drogas antiinflamatórias, o congelamento da área e, possivelmente, a fisioterapia. (Em inglês) Gastrointestinal Chateado
Correr é um notório provocador de desconforto gastrointestinal em corredores. Mark Jenkins, da Universidade de Rice, diz que mais da metade dos corredores e triatletas experimentam algum tipo de dor gastrointestinal. Flatulência, diarréia, inchaço e câimbras podem causar dor em qualquer parte do ventre inferior e da região suprapúbica. Dr. Jenkins sugere beber bebidas contendo menos de 10% de glicose em volume, já que as bebidas mais concentradas são absorvidas mais lentamente e, portanto, estão implicadas em causar sintomas gastrointestinais em corredores, tanto em treinamento quanto em competição.
Outras Causas
Cathy Fieseler, MD, observa que uma série de distúrbios subjacentes da pelve pode se manifestar como dor suprapúbica durante a corrida. Irritação do trato urinário e doença celíaca pode ocorrer em ambos os sexos, e se você é uma mulher, endometriose, miomas uterinos, doença inflamatória pélvica secundária a uma infecção e alterações hormonais durante o ciclo menstrual, todos precisam ser descartados. A desidratação pode agravar todas essas condições; medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar com a dor das cólicas menstruais.