A Food and Drug Administration aprovou o docosanol para usar em episódios recorrentes de bolhas de febre. Docosanol vem em um creme branco padrão de 10 por cento que seca com um acabamento claro. Você aplica o docosanol cinco vezes por dia até a cicatrização das lesões. No entanto, o docosanol não funciona com bolhas de febre dentro da boca ou do nariz. Mulheres grávidas e crianças menores de 12 anos não devem usar docosanol, exceto quando recomendado por um médico.
Eficácia do
O docosanol funciona impedindo que o vírus que causa bolhas de febre penetre nas células da pele. De acordo com o livro "Farmacologia Básica e Clínica" publicado em 2008, estudos clínicos mostram que o docosanol acelera a cicatrização de bolhas recorrentes em cerca de 18 horas e oferece alívio temporário da dor ou da comichão. O docosanol não destrói o vírus herpes simplex ou reduz a probabilidade de recorrência da febre da bolha. Para máxima eficácia, você deve começar a aplicar docosanol quando você tiver sintomas precoces de bolhas de febre, como formigamento, coceira ou ardor.
Efeitos colaterais e complicações
Docosanol é um ingrediente comum em produtos cosméticos e de cuidados pessoais. Portanto, é geralmente seguro e bem tolerado. O efeito colateral mais comum do docosanol é dores de cabeça. Um número menor de pessoas apresenta acne, ardor, ressecamento, coceira, vermelhidão, erupção cutânea, dor ou inchaço. Se tiver efeitos secundários graves, deve interromper o uso e contactar o seu médico para obter mais instruções. Febre e pus ou exsudato branco e espesso sugerem que a bolha da febre foi infectada por bactérias. Lavar as mãos antes de aplicar o docosanol pode reduzir o risco desta complicação. Se notar sinais de infecção, deve contactar o seu médico sem demora.
, , ] ]