Mantenha-a limpa e seca. "Se a afta não for realmente incômoda, apenas deixe-a em paz", aconselha James F. Rooney, MD, do Laboratório de Medicina Oral do National Institutes of Health. Lembre-se de manter as mãos sempre limpas, pois o HSV-1 pode se espalhar para outras partes do corpo. O Dr. Weil também pede que você se lembre de que é contagioso para aqueles não infectados pelo HSV-1; não deixe seus itens pessoais (toalhas, utensílios, copos) serem usados por outras pessoas.
Gelo. Isso pode reduzir a dor associada a uma afta. Dr. Rooney observa que a aplicação de gelo diretamente na afta para "liofilizar" pode ser útil para reduzir a gravidade dos sintomas, como o frio diminui a inflamação.
Acalma, proteger e curar usando tratamentos tópicos. Vários cremes e pomadas podem ser considerados no tratamento de herpes labial nos lábios. Geleia de petróleo e pomada de zinco são dois bálsamos mencionados em MotherNature.com, enquanto o Dr. Weil observa que o creme de lisina, que pode ser comprado na maioria dos mercados de alimentos saudáveis, pode acelerar o processo de cura. Especialistas da Mayo Clinic notam que pomadas calmantes que contêm lidocaína tópica ou álcool benzílico podem ser compradas na farmácia mais próxima.
Enxugue a ferida. Algumas pessoas têm um bom sucesso em quebrar a ferida aquosa e o álcool ou hamamélis, o que ajuda a ferida a cicatrizar mais rápido - pelo menos informalmente. No entanto, a coleta manual de herpes labial não é recomendada por especialistas da Mayo Clinic.
Tome uma pílula. Dr. Weil afirma que um grama de monolaurina suplemento antiviral, quando tomado três vezes ao dia antes de comer, pode ajudar a sua afta curar mais rapidamente. Para aliviar a dor e o desconforto, a Clínica Mayo aconselha procurar um analgésico de venda livre - aspirina, acetaminofeno ou ibuprofeno.
Retire sua escova de dentes. Dr. Weil aponta que o HSV-1 pode permanecer na sua escova de dentes e causar reinfecção. Assim que sua afta cicatrizar, compre uma nova. Além disso, ao escovar os dentes, certifique-se de que a borda do tubo de creme dental não toque diretamente na escova de dentes.
Prevenção
Modifique sua dieta. O Dr. Weil afirma que alimentos que contêm grandes quantidades de arginina, um aminoácido, podem causar a reativação do HSV-1. Alimentos ricos em arginina incluem cola, canja de galinha, chocolate, cerveja, gelatina, cereais, sementes, ervilhas e nozes.
Use protetor solar. A exposição ao sol pode provocar outra afta, independentemente da época do ano. Dr. Weil aconselha a colocar um filtro solar com um fator de proteção solar de pelo menos 15; Certifique-se de usar protetor labial com proteção solar também.
Olhe para a lisina. Dermatologista Mark A. McCune do Hospital Humana em Overland Park, Kansas, aconselha aqueles que têm mais de três surtos de afta por ano a tomar entre 2000 e 3000 miligramas de lisina oral por dia (Dr. Weil recomenda uma dose menor, entre 500 e 1000 miligramas) e dobre a dose quando os primeiros sinais de uma afta - dor e formigamento - são anotados.
Proteja-se contra conhecidos "gatilhos" frios. Durma bastante, instigue a Mayo Clinic e não se exponha a situações em que você pode pegar o resfriado ou a gripe ou ficar doente com febre. Além disso, evite a exposição prolongada ao sol se você não estiver usando protetor solar.
Advertências>
Colher no herpes pode causar infecção e cicatrização, adverte a Clínica Mayo.
Coisas Necessárias
Gelo ou compressa fria
Over-the-counter analgésico
Monolaurin
creme de lisina, vaselina ou zinco
Witch hazel ou álcool
Lysine suplemento oral
Nova escova de dentes
protetor labial com protetor solar
, , ] ]