casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Um recém-nascido com meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem e protegem o cérebro e a medula espinhal. Em bebês, especialmente recém-nascidos, a meningite pode ser uma condição séria que pode levar à morte se não for tratada. Em bebês com menos de 2 a 3 meses, a doença é chamada de meningite neonatal. Um recém-nascido que se acredita ter meningite deve ser levado imediatamente ao médico, porque o atendimento imediato pode ser capaz de controlar a infecção e prevenir complicações graves.

Causas

A meningite neonatal pode ser causada por um vírus ou por um vírus. infecção bacteriana. Os vírus que podem causar meningite em um recém-nascido incluem o Coxsackie e o herpes simplex. A meningite bacteriana neonatal pode ser o resultado de estreptococo do grupo B, E. coli, Listeria ou Haemophilus influenzae tipo B, também conhecido como HiB. A meningite neonatal bacteriana pode ser contraída através da placenta antes do nascimento ou durante a passagem pelo canal do parto. A meningite bacteriana em um recém-nascido é algumas vezes associada à sepse, uma infecção bacteriana do sangue que se espalha por vários órgãos.

Sintomas

Os sintomas da meningite em um recém-nascido podem ser sutis a princípio e podem incluir irritabilidade, "lethargy or a loss of appetite.", 3, [[A meningite neonatal pode progredir rapidamente e resultar em sintomas como vômitos, febre alta, saliência abaulada ou pulsante, erupção cutânea, icterícia, calafrios e dificuldade para respirar. Alguns bebês com meningite desenvolvem convulsões. Bebês com meningite podem apresentar comportamento incomum, como se tornar irritados, em vez de consolados, quando realizada.

A meningite neonatal é uma emergência médica que requer hospitalização. Em pacientes infantis, os antibióticos de amplo espectro são normalmente administrados via IV imediatamente, enquanto o médico aguarda os resultados dos testes que indicam a causa específica da meningite. Se a causa for bacteriana, antibióticos específicos para essa cepa bacteriana serão usados. A meningite viral causada pelo vírus do herpes é tratada com o medicamento anti-viral aciclovir. Outras fontes de meningite viral não respondem aos antibióticos ou antivirais, portanto, o tratamento envolve apenas aliviar os sintomas e manter o lactente aquecido e hidratado.

Prognóstico

De acordo com os Manuais da Merck, até 25% dos recém-nascidos com meningite que recebem tratamento ainda morrem e mais de 50% têm complicações a longo prazo, como dificuldades de aprendizagem ou danos cerebrais e nervosos. Sem tratamento, quase todos os pacientes com meningite neonatal morrem.

Prevenção

A prevenção de meningite em um recém-nascido depende de bons cuidados pré-natais e pós-natais e de evitar alimentos que possam estar infectados com bactérias Listeria ou E. coli. grávida. Os médicos normalmente fazem o teste de estreptococos do Grupo B nas últimas semanas de gravidez e colocam uma futura mãe em antibióticos antes do parto e o bebê em antibióticos após o nascimento, se as bactérias estiverem presentes no canal do parto. As mulheres grávidas com uma infecção por herpes simples podem ser colocadas em antivirais antes do nascimento ou podem optar por uma cesariana para evitar infectar o bebê durante o parto.