A deficiência de yang no rim é um diagnóstico dado na Medicina Tradicional Chinesa para indivíduos que apresentam uma variedade de sintomas, incluindo joelhos doloridos e parte inferior das costas, aversão ao frio, fadiga, incontinência urinária, diminuição da libido, edema e esterilidade . Como outras condições na Medicina Tradicional Chinesa, a deficiência de yang renal é frequentemente tratada com uma combinação de mudanças na dieta, tratamentos de acupuntura e remédios à base de ervas. Para melhores resultados, converse com seu médico antes de tomar qualquer ervas para reduzir o risco de uma reação negativa.
Medicina Tradicional Chinesa
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, Medicina Tradicional Chinesa, ou TCM, é um sistema médico completo que provou tratar uma variedade de doenças, incluindo obesidade, colesterol alto, artrite, doença de Alzheimer, asma, sinusite e distúrbios digestivos. Os órgãos do corpo são divididos em cinco sistemas diferentes, cada um com as qualidades correspondentes de yin e yang que são nutridas por uma energia interfluxante chamada qi.
Deficiência do Yang do Rim
O site Shen-Nong associa o yang do rim com a fundação do yang qi por todo o corpo. Quando ocorre uma deficiência de yang no rim, os órgãos e tecidos do corpo ficam frios devido à falta do yang qi criado nos rins, levando a sintomas de declínio da libido, aversão ao frio, sensação de frio nos joelhos e nas costas, fadiga, enurese, impotência e esterilidade feminina. Um praticante de MTC que diagnostica uma deficiência de yang no rim procurará sintomas físicos, como uma qualidade de pulso fina e profunda, e uma língua volumosa e úmida coberta com pêlo branco. O frio interno é uma condição comumente ligada à deficiência de yang do rim e inclui sintomas como pele fria e sudorese espontânea.
Ervas e tratamento
Além de ajustes na dieta e no estilo de vida, as fórmulas herbais são freqüentemente recomendadas para indivíduos com deficiência de yang renal. De acordo com o site Ageless Ervas, ervas que nutrem o qi do rim incluem raiz rehmannia, raiz morinda, cuscuta, feno-grego, casca de canela, raiz de banana da terra, cogumelo reishi e uma variedade de ervas chinesas, incluindo jiaogulan, bu gu zhi e shan zhu yu
Ajustes Dietéticos
O site da East Mountain Clinic recomenda ajustes na dieta para indivíduos com deficiência de yang nos rins. Grãos integrais, vegetais e proteínas magras são altamente recomendados, incluindo arroz, aveia, cevada, espelta, nabo, cebola, alho-poró, abóbora, cenoura, ervilha, alho, grão de bico, feijão preto, nozes, mexilhões, atum, salmão, tâmaras e funcho. Laticínios, produtos de soja, sorvetes e vegetais crus são contraproducentes e podem esgotar o que os praticantes de MTC chamam de fogo nos rins. Converse com seu médico antes de tomar qualquer ervas ou fazer alterações drásticas em seu estilo de vida.
, , ] ]