Embora o dano renal não possa ser revertido, muitos aspectos da doença podem ser tratados sintomaticamente. Começando com os estágios iniciais da doença, o foco está no tratamento dos sintomas de hipertensão e alta proteína na urina. À medida que a doença progride, novos sintomas como anemia e altos níveis de fósforo são tratados. Determinar quais medicamentos e quais doses são melhores pode levar meses de ajustes. Este é um quadro em constante evolução, para que médicos e pacientes trabalhem juntos para otimizar o tratamento.
Inibidores da ECA
Inibidores da enzima conversora da angiotensina, também conhecidos como inibidores da ECA, são a primeira linha de defesa contra a hipertensão e proteinúria, que quase invariavelmente acompanha a doença renal crônica. A grande maioria das pessoas pode tomar inibidores da ECA sem efeitos colaterais. De acordo com NephrologyChannel.com, o efeito colateral mais comum - uma tosse de droga - afeta 3 a 5 por cento dos pacientes que tomam.
BRAs
Os bloqueadores dos receptores da angiotensina, ou BRA, são outro medicamento para hipertensão. muitas vezes tomado com inibidores da ECA ou em vez de inibidores da ECA. Segundo os Institutos Nacionais de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, os BRAs são similares aos inibidores da ECA, pois também diminuem a proteína na urina e são facilmente tolerados pela maioria dos pacientes.
Prednisona
A prednisona tem muitos efeitos colaterais, pelo menos alguns são experimentados por quase todos que o aceitam. No entanto, a prednisona pode ser muito eficaz na redução de proteínas na urina grave.
A maioria dos efeitos colaterais comuns da prednisona são menores. MayoClinic.com relata que alguns dos efeitos colaterais menores são ganho de peso, redistribuição de gordura, problemas emocionais e hiperatividade. Efeitos colaterais mais graves incluem perda de densidade óssea e ulceração estomacal.
MayoClinic.com relata que, como a prednisona pode causar sérios efeitos colaterais, os benefícios da prescrição devem ser ponderados em relação ao risco. Muitos médicos não prescrevem prednisona, a menos que a proteína na urina seja muito alta.
Cellcept
Cellcept é a marca do imunossupressor, o micofenolato mofetil. Este é um medicamento relativamente novo usado sozinho ou com prednisona para reduzir os níveis de proteína na urina. Muitos pacientes que não respondem à prednisona respondem bem ao Cellcept. De acordo com uma edição de 2008 do "Transplantation Proceedings", o Cellcept também foi muito útil após o transplante. Cellcept é relativamente fácil para os pacientes. Pouquíssimos pacientes apresentam problemas estomacais, mas isso tende a desaparecer com o tempo.
Eritropoietina
A eritropoietina é usada para tratar a anemia. De acordo com os Institutos Nacionais de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, a EPO é um hormônio responsável pela maturação dos glóbulos vermelhos. Normalmente, esse hormônio é produzido pelos rins. Quando os rins ficam muito cicatrizados, eles perdem a capacidade de produzir esse hormônio, então ele deve ser substituído por EPO sintética.
Fibradores de fósforo
Os pacientes renais com doença avançada geralmente apresentam altos níveis de fósforo. Isso pode causar sintomas menores, como coceira e sintomas graves, como perda óssea. Ligantes de fósforo podem ser usados para "travar" o excesso de soro. Muitas vezes, esses ligantes não são mais que um produto como o TUMS. O carbonato de cálcio na TUMS se liga ao excesso de fósforo.