A raiz de alcaçuz vem da planta Glycyrrhiza glabra, que pertence à família das plantas de ervilha. A raiz de alcaçuz tem sido usada na medicina tradicional chinesa como um aditivo à maioria dos remédios à base de ervas. A erva contém vários nutrientes e constituintes ativos que dão raiz de alcaçuz seus benefícios potenciais para a saúde. Antes de começar a tomar alcaçuz raiz para qualquer fim medicinal, consulte o seu médico para discutir os possíveis riscos, efeitos colaterais e interações medicamentosas.
Nutrientes
A raiz de alcaçuz contém aminoácidos, a isoflavona formononetina, um polissacarídeo esterol chamado B-sitosterol e várias aminas, incluindo colina, asparaginas e betaína, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. A raiz de alcaçuz também contém flavonóides como glabridina, liquiritina e chalconas, além de cumarinas como o glicirol. Os flavonóides e uma substância chamada glicirrizina são considerados os principais nutrientes ativos na raiz de alcaçuz, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Glycyrrhizin é um tipo de saponina triterpenoid.
Porque a glicirrizina pode causar sérios riscos para a saúde, especialmente quando tomados em grandes quantidades, os fabricantes de remédios de raiz de alcaçuz extraem esta substância da erva, de acordo com a Universidade de Pittsburgh Medical Center. Existem dois tipos de raiz de alcaçuz - um contendo glicirrizina e um com a glicirrizina removida, chamado de alcaçuz deglycyrrhizinated ou “DGL”. Embora a glicirrizina possa fornecer efeitos anti-inflamatórios no corpo e ajudar a quebrar o cortisol, a substância também imita o aldosterona hormonal, que aumenta a pressão arterial, causa perda de potássio e estimula a retenção de líquidos.
Potencial de raiz de alcaçuz na forma de erva inteira que contém glicirrizina poderia ter o potencial para ajudar a tratar asma, tosse e fadiga crônica síndrome quando tomado por via oral ou tratar a psoríase, herpes e eczema quando usado topicamente, de acordo com a Universidade de Pittsburgh Medical Center. O formulário DGL pode ajudar a tratar úlceras do estômago, azia, indigestão e feridas na boca. A erva inteira poderia ajudar no tratamento da síndrome da fadiga crônica, febre do feno, hepatite, sintomas da menopausa, doença de Crohn, gastrite, infecções, cólicas, herpes, colite ulcerativa e melasma, diz o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Outros potenciais usos medicinais da raiz de alcaçuz incluem o tratamento da constipação, bronquite, congestão no peito e insuficiência adrenocortical primária, observa o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Mas nenhuma pesquisa médica conclusiva amplamente aceita apóia o uso da raiz de alcaçuz no DGL ou a forma de erva-total para qualquer propósito de saúde.
Os principais perigos associados à raiz de alcaçuz se relacionam com o todo- forma de erva que contém glicirrizina e não a forma DGL, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Ainda assim, a raiz de alcaçuz pode representar perigos para as pessoas com doença renal ou hepática, bem como mulheres grávidas e lactantes. A raiz de alcaçuz pode reduzir os níveis de testosterona em homens, aumentar o risco de parto prematuro de uma gestante e até mesmo estimular o crescimento de células de câncer de mama, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. A raiz de alcaçuz pode interagir negativamente com certos medicamentos, incluindo insulina, glicosídeos cardíacos, diuréticos, corticosteróides, sprionolactona ou amiloride, terapias hormonais, diluentes de sangue e inibidores da MAO.