Salsaparrilha é uma videira de escalada sempre-verde encontrada na Austrália, sudeste da Ásia, Jamaica e as florestas tropicais da América do Sul e Central. Se você já experimentou a cerveja tradicional, você está familiarizado com o aroma e sabor únicos da raiz da planta. A raiz também tem sido usada há séculos como afrodisíaco e tonificador de sangue, e para tratar distúrbios da pele, doenças inflamatórias e sífilis. Como com todas as ervas medicinais, a raiz de salsaparrilha pode produzir efeitos colaterais.
Reações alérgicas
Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica às preparações da raiz de salsaparrilha, como urticária ou erupção cutânea. A inalação da raiz de salsaparrilha pode desencadear um ataque de asma, de acordo com um artigo publicado em 1996 no "Journal of Allergy and Clinical Immunology". Se você tiver dor no peito, inchaço da língua ou falta de ar, procure atendimento médico imediato.
Efeitos Gastrointestinais
De acordo com a "Referência dos Médicos para Medicamentos à Base de Plantas", a raiz da salsaparrilha contém as saponinas esteroides , o que pode irritar o revestimento do estômago. Você pode precisar consumir grandes quantidades de produtos aromatizados com extrato de raiz de salsaparrilha para experimentar este efeito, no entanto. A maioria das pessoas tolera-o sem problemas abdominais.
Irritação renal
As saponinas da raiz de salsaparrilha são responsáveis por produzir efeitos diuréticos, o que significa que aumentam a produção de urina, de acordo com a "Physicians 'Desk Reference for Herbal Medicines". " Isso poderia potencialmente irritar os rins. Evite a raiz de salsaparrilha se você tem uma história de doença renal.
Efeitos hormonais
Uma das saponinas esteroides encontradas na raiz da salsaparrilha é a diosgenina, o mesmo composto encontrado no inhame mexicano. Diosgenin é um bloco de construção essencial para a produção de hormônios esteróides, ou seja, estrogênio, testosterona e progesterona. A Universidade de Maryland Medical Center explica que essa conversão não ocorre no corpo, e que a única maneira de obter esses hormônios da diosgenina é por síntese química em um laboratório. Enquanto muitos defensores da raiz de sarsaparilla insistem que as propriedades afrodisíacas da erva são devido à presença de progesterona na própria raiz, este não é o caso.
Da mesma forma, alguns fisiculturistas afirmam que a raiz da salsaparrilha aumenta a massa muscular. massa devido a ser uma rica fonte de testosterona, enquanto outros afirmam que os sintomas da menopausa em mulheres são reduzidos devido à atividade estrogênica. Michael T. Murray, ND, autor de "O poder de cura das ervas", coloca o argumento para descansar, esclarecendo que a raiz de sarsaparilla não contém testosterona ou estrogênio.
A Universidade de Maryland Medical Center aponta que, Como a diosgenina é a mesma substância usada para produzir as primeiras pílulas anticoncepcionais da década de 1960, ela pode produzir efeitos semelhantes ao estrogênio no organismo. Isso ocorre porque a diosgenina interage com o estradiol, um hormônio natural produzido pelo organismo que também é encontrado em certos medicamentos. Evite a raiz de salsaparrilha se você toma medicamentos orais para controle de natalidade ou se está passando por terapia de reposição hormonal ou tratamento para um câncer hormônio-driven. , , ] ]