Raiz de bardana é um suplemento natural derivado das raízes de uma erva daninha chamada Arctium lappa. Este suplemento pode ser administrado por via oral para ajudar a eliminar toxinas de sua corrente sanguínea ou topicamente para tratar doenças inflamatórias da pele, como eczema ou psoríase, explica o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Converse com seu médico sobre a raiz de bardana e seus efeitos colaterais potenciais antes de começar a usar este tipo de suplemento.
Sem efeitos adversos
Tomar raiz de bardana geralmente não causa efeitos colaterais perceptíveis. Se você tiver problemas de saúde incomuns durante o tratamento com este suplemento, consulte o seu médico para avaliação e cuidados adicionais.
Reação alérgica
Pessoas alérgicas a certas plantas, como ervas, margaridas ou crisântemos, também pode ser alérgico a raiz de bardana, adverte a Universidade de Maryland Medical Center. O uso indevido deste suplemento por pessoas hipersensíveis pode induzir uma reação alérgica potencialmente fatal chamada anafilaxia. Procure atendimento médico imediato se apresentar sintomas de reação alérgica, como urticária, falta de ar, dificuldade para engolir, inchaço facial, fraqueza ou tontura.
Intoxicação por Chá de Raiz de Burdock
Se você consumir raiz de bardana como uma tintura de chá, você pode estar em risco de sofrer efeitos colaterais do envenenamento por chá de raiz de bardana. Esse efeito colateral ocorre raramente, mas pode causar convulsões, rubor, boca seca, erupção cutânea, falta de coordenação, sonolência, inquietação, alterações de visão, dor de cabeça, fala arrastada ou incoerente ou febre, adverte Drugs.com. Consulte o seu médico imediatamente se você desenvolver um ou mais desses efeitos colaterais após a ingestão de chá de raiz de bardana.