casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sinais de alerta e sintomas da hepatite C

A hepatite C é uma infecção viral do fígado que muitas vezes não é diagnosticada devido à sua falta de sinais e sintomas óbvios. Apenas 20 a 30 por cento das pessoas experimentam sintomas nos 6 meses após serem infectadas com o vírus da hepatite C, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Esses sintomas se assemelham aos de outras infecções virais, como a gripe. Para aqueles em quem a doença persiste, sintomas leves e frequentemente sutis podem ocorrer periodicamente ao longo de várias décadas. Os sinais e sintomas mais óbvios da hepatite C geralmente não se desenvolvem até que o fígado comece a falhar devido a cicatrizes severas, conhecidas como cirrose. Entre 5 e 20% das pessoas com hepatite C não tratada acabam desenvolvendo cirrose, de acordo com o CDC.

Infecção Inicial: Hepatite C Aguda

A hepatite C aguda refere-se aos primeiros 6 meses após a infecção pelo vírus. Nos 20 a 30% das pessoas que experimentam os sintomas agudos da hepatite C, elas geralmente aparecem de 1 a 3 meses após a infecção e duram de 2 a 12 semanas. Um dos sintomas mais comuns é a fadiga, que pode interferir nas atividades diárias, como trabalho, exercícios e socialização. Outros sintomas possíveis incluem dores no corpo, febre baixa, dor leve na parte superior do abdômen, náusea e falta de apetite.

Sinais mais graves, relacionados ao fígado, são menos comuns, ocorrendo em menos de 25% das pessoas com hepatite C aguda, de acordo com a Sociedade de Doenças Infecciosas da América e a Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado. Estes podem incluir icterícia - amarelamento da pele ou do branco dos olhos - e urina escura, ambos ocorrem quando o fígado não consegue limpar adequadamente uma substância chamada bilirrubina.

Infecção persistente: Hepatite crônica C

A hepatite C pode afetar partes do corpo que não o fígado. Uma das manifestações mais comuns é uma condição chamada crioglobulinemia mista, que inflama os vasos sanguíneos. Os sinais e sintomas podem incluir uma erupção cutânea vermelha nas pernas, dor nas articulações e nos pés, dormência ou formigamento nos braços ou pernas e sangue na urina.

Pessoas com hepatite C também relatam humor distúrbios, embora não esteja claro se esses problemas estão diretamente relacionados ao vírus. Um grande estudo norte-americano descobriu que quase 14% das pessoas com hepatite C tinham depressão, de acordo com o relatório de pesquisa "Doenças infecciosas do BMC" de abril de 2012. Possíveis sinais e sintomas de depressão incluem tristeza persistente ou desesperança, falta de energia e perda de interesse em relacionamentos ou atividades. Muitas pessoas com hepatite C também relatam ter um enfraquecimento ou lentidão de pensamento, conhecido como "névoa cerebral", que muitas vezes se manifesta como esquecimento ou dificuldade de concentração. Hepatite C: Hepatite Avançada

Hepatite C não tratada pode eventualmente levar cirrose durante um período de 20 a 30 anos, de acordo com o CDC. Muitas vezes assintomática no início, a cirrose pode levar à insuficiência hepática à medida que progride. Entre os primeiros sinais podem estar perda de peso e perda de massa muscular nos braços e pernas com fraqueza associada. À medida que o fígado perde sua capacidade de processar as toxinas e o fluxo sangüíneo através das diminuições hepáticas cicatrizadas, os sintomas muitas vezes se tornam graves. Os sinais e sintomas mais comuns incluem: - icterícia - inchaço no abdômen e tornozelos - veias proeminentes na pele sobre o estômago - falta de apetite e /ou dor de estômago - dor no lado direito logo abaixo das costelas - manchas roxas na pele e fácil hematomas - coceira generalizada

O acúmulo de toxinas também pode afetar o sistema nervoso, causando tremores nas mãos, alterações de personalidade, padrões erráticos de sono, irritabilidade, confusão e sonolência. Toxicidade cerebral grave relacionada à insuficiência hepática, por vezes, leva a coma e morte.

Avisos e precauções

A hepatite C não pode ser diagnosticada com base em sinais e sintomas. Um exame de sangue é a única maneira de saber com certeza se você contraiu hepatite C. Se você está experimentando sinais ou sintomas que podem indicar hepatite C - ou pense que você pode ter sido exposto a sangue ou fluidos corporais infectados - veja o seu médico para testar ou contacte o seu departamento de saúde para encontrar locais de teste locais. O CDC também recomenda a triagem única da hepatite C para qualquer pessoa nascida de 1945 a 1965, porque a maioria das pessoas com a doença está nessa faixa etária.

Procure atendimento médico de emergência se tiver sintomas súbitos ou graves, como vômitos ou cuspindo sangue, fezes com sangue ou com sangue negro, piorando a dor abdominal, febre, tontura ou desmaios, confusão ou dificuldade para ficar acordado.

Consultor médico: Tina St. John, MD

, , ] ]