casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Medicação para a Dor e Enzimas do Fígado

Seu fígado é responsável por metabolizar ou desintoxicar todas as substâncias estranhas que entram na corrente sanguínea através do intestino. Carboidratos, proteínas, gorduras, fitonutrientes e contaminantes da dieta estão entre os vários compostos que o fígado encontra e processa diariamente. Os medicamentos que você toma apresentam um desafio particular para o fígado, pois muitos desses agentes são derivados de moléculas sintéticas que normalmente não são encontradas em sua dieta. Os medicamentos para a dor estão entre os fármacos mais amplamente utilizados, e muitos deles podem causar lesão hepática e desencadear a liberação de enzimas hepáticas.

Mecanismo

As células do seu fígado são plantas de processamento biológico, cada uma das quais é dotada de uma matriz de enzimas que catalisa as reações químicas necessárias para a função do órgão. Sempre que seu fígado é danificado - infecções, toxinas, medicamentos, doenças autoimunes e câncer são causas comuns - as membranas de suas células se quebram e suas enzimas são liberadas na circulação. Testes de sangue para os níveis de enzimas hepáticas estão entre os mais sensíveis indicadores de lesão de células do fígado, de acordo com "O Merck Manual de Diagnóstico e Terapia".

NSAIDs

Anti-inflamatórios não-esteróides, ou NSAIDs, são amplamente disponível em ambas as formulações de receita médica e de venda livre nos Estados Unidos. Agentes como aspirina, ibuprofeno, naproxeno, celecoxibe e seus parentes são usados para tratar artrite, dores de cabeça, febres, lesões agudas e uma variedade de outras condições inflamatórias. Uma revisão de novembro de 2003 na revista britânica "QJM" informou que todos os AINEs podem causar lesão hepática, elevação das enzimas hepáticas e até mesmo insuficiência hepática. Com a maioria dos AINEs, os danos ao fígado podem ocorrer mesmo quando você os toma nas doses recomendadas. No entanto, a capacidade da aspirina de causar lesão hepática está diretamente relacionada à sua dosagem, então doses mais baixas são menos propensas a causar enzimas hepáticas elevadas.

Acetaminofeno

O acetaminofeno, também conhecido como Tylenol, é um fígado “intrínseco”. toxina, o que significa que aumenta a capacidade metabólica do seu fígado em quase qualquer dose. Álcool e aspirina também são toxinas intrínsecas do fígado. Seu fígado é geralmente capaz de lidar com essas substâncias quando são ingeridas em quantidades menores, mas doses moderadamente altas durante longos períodos de tempo podem causar elevação crônica das enzimas hepáticas, e doses maciças podem causar insuficiência hepática aguda. O acetaminofeno é particularmente problemático a esse respeito, pois está disponível sem prescrição médica e tem sido amplamente comercializado como seguro, o que leva muitas pessoas a acreditar que é seguro em qualquer dose. Além disso, acetaminofeno é freqüentemente combinado com narcóticos em analgésicos receitados; dano hepático devido a sobredosagem dessas preparações é causada pelo seu conteúdo de acetaminofeno, em vez de os narcóticos que eles contêm.

Considerações

toxicidade hepática - geralmente manifestada por enzimas hepáticas elevadas - é um dos efeitos colaterais problemáticos da dor medicamentos, e muitos analgésicos, sejam eles prescritos ou vendidos sem prescrição, têm sido relacionados a danos no fígado. Os narcóticos em si não costumam estar associados à lesão hepática, mas são frequentemente combinados com outros agentes, como o acetaminofeno ou os AINEs, que causam danos no fígado. Seu risco de lesão hepática decorrente de um analgésico aumenta se você toma mais de um medicamento, usa álcool ou tem uma condição médica - como hepatite crônica ou doença hepática gordurosa - que causa mais estresse ao fígado. Tome todos os analgésicos conforme indicado e consulte o seu médico se achar que está tendo algum problema com algum medicamento.

, , ] ]