A doença hepática gordurosa é muito parecida com o que parece; a condição ocorre quando a gordura se acumula ao redor do fígado, seja devido ao uso de álcool ou fatores não-alcoólicos. A doença pode resultar em inflamação, cicatrização e, eventualmente, insuficiência hepática. Em muitos casos, não se manifesta em nenhum sintoma externo ou causa complicações secundárias. Embora a prática não seja necessariamente apoiada por pesquisas científicas, a acupuntura pode ser usada como um remédio alternativo para a doença do fígado gorduroso. Consulte o seu médico sobre o melhor tratamento para sua condição.
Fundamentos da acupuntura
A acupuntura é baseada na medicina tradicional chinesa, um sistema de cura que difere na abordagem da medicina ocidental moderna. Segundo a MTC, a doença ocorre devido a desequilíbrios ou bloqueios no fluxo de energia vital, ou "qi". Um acupunturista pode resolver esses problemas energéticos, estimulando pontos específicos do corpo usando agulhas muito finas. Com a estimulação adequada, o corpo pode restaurar o fluxo adequado de qi. Como os pontos no corpo correspondem a canais energéticos chamados meridianos, um acupunturista pode aplicar agulhas em partes do corpo distantes do órgão causador de queixas.
Acupuntura e doença hepática gordurosa
O tratamento com acupuntura para doença hepática gordurosa dependerá em grande parte da condição geral do paciente. De acordo com o Pacific College of Oriental Medicine, uma possível causa de doença hepática gordurosa é a estagnação do sangue. Para remediar a situação, um acupunturista movimentaria o qi e tonificaria o baço. Dos muitos pontos de acupuntura disponíveis para uso, os pontos possíveis podem incluir o fígado 14, baço 21, vesícula biliar 34, bexiga urinária 17 e 18 e intestino grosso 4. Os nomes dos pontos indicam os meridianos ao longo dos quais eles estão localizados. Um meridiano nomeado para um órgão em particular também pode conter pontos que ajudam a curar problemas localizados em outros órgãos. Por exemplo, o ponto Biliar da Vesícula Biliar 34 pode promover o fluxo de qi no fígado.
Científicos Científicos Um par de estudos científicos mediram os efeitos da acupuntura na doença hepática gordurosa e condições relacionadas. "Journal of Chinese Acupuntura e Moxabustão" descobriu que a acupuntura teve benefício terapêutico significativo em indivíduos com doença hepática gordurosa não alcoólica. Após 12 semanas, os indivíduos que receberam tratamento com acupuntura regular apresentaram uma redução significativa no dano hepático. Um estudo de 2008 publicado no mesmo jornal descobriu que um regime de três meses de tratamento com acupuntura aliviou os sintomas em indivíduos que sofrem de obesidade agravada com doença hepática gordurosa. Os indivíduos diminuíram e exibiram diminuição do dano hepático.
Abordagens Complementares
No âmbito da medicina ocidental, a acupuntura é amplamente vista como uma abordagem complementar. O tratamento presta-se bem à função complementar, pois apresenta baixa incidência de efeitos colaterais ou interações medicamentosas. Se você deseja combinar a acupuntura com outras modalidades de cura, você pode melhorar suas chances de recuperação com perda de peso; uma dieta saudável e rica em vitaminas; exercício regular; e remédios de ervas.