Como um antioxidante, o resveratrol pode ajudar a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres em seu corpo. Aumentar a ingestão de resveratrol, que é encontrada naturalmente no vinho tinto, pode melhorar a saúde geral do seu coração e proteger esse órgão vital contra doenças. Apesar desse benefício medicinal fundamental, é necessária mais pesquisa clínica para entender como o resveratrol funciona no corpo humano e qual dosagem desse antioxidante é necessária para provocar efeitos positivos à saúde.
Precauções
Um profissional médico é o único pessoa qualificada para recomendar uma dose específica de resveratrol para você. Por esta razão, procure orientação do seu médico antes de tomar suplementos de resveratrol. O Centro Médico da Universidade de Pittsburgh relata que uma dose razoável de resveratrol é de aproximadamente 500 mg por dia. No entanto, não há atualmente nenhuma recomendação de dosagem estabelecida para o resveratrol. A segurança dos suplementos de resveratrol ainda não foi totalmente avaliada em ensaios clínicos. Assim, crianças, mães grávidas ou amamentando e pessoas com doença renal e hepática não devem tomar resveratrol. Além disso, o resveratrol pode imitar a ação do estrogênio, um hormônio sexual, no corpo. Evite tomar resveratrol é que você tem uma condição de saúde sensível a hormônios, como câncer de mama ou de ovário, porque este suplemento pode piorar seus sintomas.
Interações medicamentosas
O tratamento com suplementos de resveratrol pode não ser apropriado se você tomando certos medicamentos. Não tome resveratrol se estiver tomando um anticoagulante, como heparina, varfarina, ibuprofeno ou aspirina. Esta combinação de tratamento pode aumentar o risco de sofrer contusões ou complicações hemorrágicas. Além disso, evite o uso de resveratrol em conjunto com medicamentos que são degradados pelo fígado, como fexofenadina, lovastatina e itraconazol. O resveratrol pode reduzir a taxa na qual o fígado metaboliza esses medicamentos, o que pode aumentar a probabilidade de ocorrer efeitos colaterais específicos de medicamentos.