A principal função das nossas unhas é proteger os nossos dedos. No entanto, as unhas também são um importante indicador da saúde atual; alterações nas unhas podem revelar condições médicas anteriormente não detectadas. A cor, a forma e a textura de nossas unhas nos alertam para condições como desnutrição, diabetes, deficiência de ferro e doenças do fígado, coração, fígado ou pulmões. As pessoas que experimentam alterações na cor da unha devem procurar um médico para descartar doença, infecção ou doença.
Certas condições causam as unhas a crescer em formas anormais. As pessoas que sofrem de anemia, que é deficiência de ferro, podem ter unhas finas com cristas levantadas e são curvadas para dentro. Boates, ou o espessamento do tecido sob as unhas, faz com que as unhas cresçam em forma de colher. Normalmente, baqueteamento está associado com uma redução de oxigênio no sangue, que é comumente relacionada a doenças cardíacas e pulmonares.
Textura das unhas
Muitas doenças causam alterações na textura das unhas. Quando afetadas pela doença, as unhas normalmente saudáveis podem se tornar frágeis, rachadas, com caroços e sulcadas. Doenças associadas a essas alterações incluem psoríase, doença da tireóide, doença hepática e câncer. É comum que as pessoas desenvolvam cristas verticais em suas unhas. Essas cristas verticais são inofensivas e se tornam mais pronunciadas com a idade. A Academia Americana de Dermatologia relata que muitos problemas de saúde graves e doenças podem ser detectados por uma mudança na cor das unhas. As condições mais comuns reveladas pela cor das unhas incluem doença hepática, unhas brancas; doença renal, unhas meio cor-de-rosa e meio brancas; condições cardíacas, leito ungueal vermelho; "and diabetes, yellowish nails.", 3, [[Embora as alterações de cor das unhas tenham sido associadas a doenças graves, é possível ter alterações de cor sem graves implicações para a saúde. Se você tiver alterações na cor da unha, consulte o seu médico para descartar doenças, infecções ou doenças.