Alimentos benéficos
Muitos tipos de alimentos podem ajudar pacientes com colangite esclerosante primária, de acordo com Cabot. Ela recomenda comer o máximo de comida crua possível e beber sucos de vegetais crus que contenham uma combinação de maçãs, beterrabas, brócolis, cenoura e aipo. Vegetais crucíferos como brócolis, repolho e couve-flor apoiam a função hepática e a desintoxicação. Comer alimentos ricos em enxofre tem um efeito sobre as toxinas que os torna mais fáceis de excretar. Estes alimentos incluem ovos, alho, legumes e cebolas. Confie em peixe fresco ou enlatado e aves domésticas orgânicas como boas fontes de proteína. Frango e peru devem ser criados ao ar livre e criados sem hormônios de crescimento ou antibióticos. Além disso, beber 2 litros de água todos os dias.
Alimentos para evitar
Cabot recomenda evitar todos os produtos de leite de vaca e todos os alimentos que contenham glúten, que ocorre naturalmente em trigo, cevada e centeio. Além disso, não coma alimentos fritos ou processados, conservas de carne e toda a margarina e produtos similares. Você não deve beber bebidas alcoólicas ou cafeinadas. Produtos que contenham açúcar refinado e farinha, chocolate e adoçantes artificiais também estão fora dos limites.
gordura
colangite esclerosante primária pode diminuir o fluxo de bile no intestino, o que pode impedir a digestão de gordura. Isso leva a um tipo de diarréia gordurosa chamada esteatorreia. O British Liver Trust recomenda comer menos gordura se isso ocorrer. Não elimine completamente a gordura da sua dieta porque alguma quantidade é essencial para a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
Suplementos
Cabot recomenda tomar suplementos anti-inflamatórios para diminuir inflamação do ducto biliar causada por colangite esclerosante primária. Estes incluem vitaminas C, E e beta-caroteno natural. Outra substância anti-inflamatória benéfica é o selênio, de acordo com Cabot, que você pode obter consumindo 2 colheres de chá. diariamente de um fermento em pó rico em selênio.
, , ] ]