A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado para ser dividida e distribuída para o resto do corpo. A lesão hepática devido a complicações médicas pode, às vezes, impedir o metabolismo adequado das drogas no organismo. No entanto, lesões no fígado devido ao uso de certas drogas também podem causar danos. A Fundação para os Institutos Nacionais de Saúde observa que a insuficiência hepática aguda devido à prescrição e medicação não sujeitos a receita médica é um problema crescente nos Estados Unidos.
Acetaminofen
O acetaminofeno é um medicamento comumente usado que pode aliviar a dor e reduza a febre. Embora considerada uma medicação segura quando tomada de acordo com as instruções, a Associação Americana para o Estudo das Doenças Hepáticas adverte que a overdose acidental de acetaminofeno é a causa mais comum de insuficiência hepática aguda nos Estados Unidos, com 500 mortes por ano atribuídas a overdose de paracetamol. Esta droga produz subprodutos tóxicos que o fígado quebra e flui para fora. No entanto, em uma dose muito grande ou quando misturado com outras drogas, o processo de desintoxicação é comprometida e leva a danos no fígado.
Ácido Valpróico
O ácido valpróico é um medicamento usado para tratar distúrbios convulsivos e sintomas de mania e depressão em pessoas com transtorno bipolar. MedllinePlus adverte que este medicamento pode causar sérios danos ao fígado, especialmente para aqueles que tomam mais de uma forma de medicação anticonvulsiva. De acordo com o Epilepsy Therapy Project, os sintomas associados a possíveis danos ao fígado causados por este medicamento incluem letargia, inchaço facial e amarelecimento da pele, também conhecida como icterícia. Os danos ao fígado causados por essa droga geralmente são proeminentes nos primeiros seis meses do início da medicação.
Antibióticos
Alguns antibióticos causam danos ao fígado devido ao acúmulo de resíduos, em vez da degradação adequada das substâncias. Quando as drogas não são metabolizadas de forma eficaz, pode ocorrer toxicidade, o que altera a função pretendida do medicamento. O site de Recursos e Suporte Hepático do C observa que a inflamação do fígado causada por antibióticos como a penicilina é possível, especialmente em pessoas com funções hepáticas já comprometidas.