Ervas
Muitas ervas supostamente têm efeitos experimentais que podem ser benéficos para as pessoas que vivem com hepatite C Por exemplo, o ingrediente ativo do cardo de leite mostrou, em experimentos de laboratório, ter efeitos antivirais e combater a inflamação e o dano a células hepáticas infectadas pelo HCV, de acordo com um artigo de revisão da Terapia Antiviral de 2013. No entanto, um relatório de agosto de 2014 publicado na BioMed Research International descobriu que quando suplementos de cardo de leite foram testados em pessoas com hepatite C, a erva não reduziu significativamente a quantidade de HCV no sangue ou reduziu os níveis de enzimas hepáticas, um marcador de inflamação do fígado.
A raiz de alcaçuz também mostra efeitos anti-inflamatórios e antivirais em experimentos de laboratório, mas não se mostrou eficaz para o tratamento da hepatite C em pessoas. Outras ervas comumente usadas para seus efeitos de reforço imunológico, como astrágalo e equinácea, também não têm benefícios comprovados em pessoas com hepatite C. De fato, os Institutos Nacionais de Saúde afirmam que nenhuma terapia complementar ainda tem se mostrado eficaz para o tratamento de hepatite C ou suas complicações.
Antioxidantes
Grande parte do dano hepático que ocorre com a hepatite C é causado pela inflamação contínua do fígado e pelo acúmulo de substâncias químicas nocivas, como o peróxido de hidrogênio. Os antioxidantes são substâncias que neutralizam esses produtos químicos inflamatórios prejudiciais. Embora seu corpo produza antioxidantes, muitas vezes eles ficam sobrecarregados quando você tem uma infecção crônica como a hepatite C. Portanto, suplementos antioxidantes têm sido propostos como possíveis maneiras de limitar os danos hepáticos relacionados ao HCV.
Vários suplementos têm propriedades antioxidantes, incluindo glutationa, N-acetilcisteína, S-adenosilmetionina, ácido alfa-lipóico e vitaminas C e E. Um relatório de março de 2014 publicado no World Journal of Gastroenterology observou que alguns estudos humanos preliminares mostraram que N-acetilcisteína, S-adenosilmetionina e A vitamina E pode ajudar a retardar a cicatrização do fígado em pessoas com doenças inflamatórias do fígado. No entanto, não está claro se os suplementos antioxidantes são benéficos para as pessoas com hepatite C.
Terapias da mente e do corpo
Sintomas incômodos como cansaço, dificuldade para dormir, estresse, ansiedade, dores no corpo e dificuldade de concentração são comuns quando você está vivendo com hepatite C. Esses sintomas geralmente interferem nas tarefas diárias e reduzem sua capacidade de aproveitar a vida. Terapias mente-corpo - tais como oração, meditação, biofeedback, yoga, tai chi, qigong, imaginação guiada, acupuntura, toque de cura e terapias criativas - podem ajudar a aliviar alguns desses sintomas. Não há garantias, no entanto, como a pesquisa está faltando e os benefícios não foram comprovados. Apesar da ausência de benefícios comprovados, se você se sentir melhor quando escreve em um diário, ora, medita ou participa de alguma outra forma de terapia mente-corpo, essas atividades podem ser úteis - desde que o que você esteja fazendo seja seguro e seguro. não é potencialmente prejudicial para você.
Segurança em primeiro lugar
A hepatite C é uma doença grave e potencialmente fatal. Como o fígado pode ser severamente danificado pelo HCV sem causar sintomas graves, é muito importante receber cuidados médicos regulares de um profissional de saúde qualificado. Não tente administrar a hepatite C por conta própria.
Alguns suplementos não devem ser tomados porque podem ser prejudiciais ao fígado ou à saúde geral, incluindo: - prata coloidal - chaparral - kava kava - germander - chá verde Sempre confira com seu médico antes de iniciar qualquer terapia complementar para ter certeza de que é seguro para você. Não se esqueça de informar a todos os profissionais de saúde sobre todas as terapias que você está usando para garantir que elas não interfiram umas nas outras.