casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Possíveis Complicações da Hepatite C

A hepatite C crônica se infiltra lentamente em você, o que a torna particularmente perigosa. A infecção pelo vírus da hepatite C, ou HCV, tipicamente persiste por uma década ou mais sem causar sintomas específicos do fígado. Durante este período “silencioso” da doença, no entanto, o AVC constantemente ataca e danifica seu fígado. Na esteira desse dano, o tecido cicatricial se acumula no fígado e pode levar a complicações como cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado. Anormalidades no sistema imunológico também podem se desenvolver, o que pode levar a doenças fora do fígado.

Embora as complicações da hepatite C sejam graves, elas não são inevitáveis. Eliminar o VHC do seu organismo com tratamento antiviral reduz o risco de todas as complicações a longo prazo da hepatite C.

Cirrose

Até uma em cada cinco pessoas com hepatite C não tratada acabará por desenvolver cirrose em 20 a 30 anos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Com a cirrose, as cicatrizes devido à infecção pelo HCV distorcem normalmente o tecido hepático liso em nódulos semelhantes a pedras. O tecido fortemente cicatrizado retarda o fluxo de sangue através do fígado, causando um backup nas veias do sistema digestivo. A maioria das pessoas com cirrose em estágio inicial apresenta apenas sintomas vagos, como cansaço, falta de apetite ou dor leve no abdome superior direito - e algumas pessoas não apresentam sintomas. Os sintomas muitas vezes permanecem esparsos porque o fígado consegue acompanhar as necessidades do corpo, apesar do dano que sofreu.

Fígado → Quando a cirrose se desenvolve, o curso da hepatite C não tratada se torna um declive escorregadio. À medida que o tecido cicatricial continua a se acumular, a função hepática pode eventualmente diminuir até o ponto de insuficiência hepática. Esta transição invariavelmente causa sinais e sintomas sérios e frequentemente incapacitantes do fígado, tais como:

coloração amarelada da pele e do branco dos olhos - diminuição da micção e inchaço dos pés e pernas - acúmulo de líquido no abdômen - episódios de vômitos no sangue - declínio da função mental ou alterações de personalidade - tremores e coordenação deficitária

A cirrose relacionada ao HCV com insuficiência hepática é muito grave, e é necessário atendimento médico especializado. O tratamento antiviral ainda pode ser possível, mas a avaliação de um transplante de fígado também é normalmente recomendada.

Câncer de Fígado

O HCV é um vírus causador de câncer. Quando você tem HCV, seu risco de câncer de fígado é quase 12 vezes maior do que para pessoas que não estão infectadas, de acordo com o Relatório Nacional de Carcinógenos do Programa de Toxicologia, décima terceira edição. De fato, o National Cancer Institute afirma que o HCV é a principal causa de câncer de fígado nos EUA. O câncer de fígado ocorre mais comumente em pessoas com cirrose. Outros fatores que aumentam o risco de câncer de fígado com hepatite C incluem:

beber pesado - fumar - infecção com HIV ou o vírus da hepatite B - excesso de gordura - ferro no fígado

Outras complicações

Embora o HCV infecte principalmente e danifique o fígado, as condições complicadoras também podem afetar outros órgãos e sistemas do corpo. Muitas dessas condições se desenvolvem devido a proteínas especializadas chamadas anticorpos produzidos pelo sistema imunológico para combater o HCV. Estes anticorpos destinam-se a ligar-se especificamente ao HCV, mas às vezes causam estragos ao reagir com outras proteínas no sangue. Esta condição, conhecida como crioglobulinemia, pode causar uma série de problemas, incluindo:

danos nos rins - dormência, formigamento e dor devido a danos nos nervos - dores musculares e articulares - boca seca e olhos - erupções cutâneas - úlceras

A hepatite C também pode aumentar o risco de outras condições, incluindo pré-diabetes, diabetes, doença renal, depressão, transtornos de ansiedade e linfoma não-Hodgkin - um tipo de câncer decorrente de células do sistema imunológico. Eliminar o HCV do corpo previne a maioria dessas condições ou ajuda a aliviá-las se elas já tiverem sido desenvolvidas.

, , ] ]