casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é hepatite C?

Quando você pensa em doenças epidêmicas, doenças como a gripe, AIDS e Ebola provavelmente vêm à mente - mas talvez não seja hepatite C. A hepatite C é freqüentemente chamada de “epidemia silenciosa”, devido à falta de a consciência pública e o fato de que a doença muitas vezes não é diagnosticada por muitos anos. O vírus da hepatite C, ou HCV, é transmitido através do contato com sangue infectado. Principalmente infecta e danifica o fígado. Enquanto algumas pessoas se recuperam da infecção em poucos meses, a hepatite C persiste mais se não for tratada. Diagnóstico vitalício para muitos, a hepatite C é uma doença curável para a maioria das pessoas, agora que medicamentos antivirais eficazes estão disponíveis para combater a doença.

Infecção por HCV

A infecção por hepatite C ocorre quando o sangue infectado pelo HCV entra no organismo. corpo de uma pessoa não infectada. O vírus viaja através da corrente sanguínea e infecta as células do fígado. Ele seqüestra suas máquinas internas para produzir um grande número de novos vírus que infectam outras células do fígado. À medida que o sistema imunológico combate a infecção, as células do fígado são danificadas ou mortas e o fígado fica inflamado. O termo "hepatite" significa inflamação do fígado.

Hepatite C Aguda

A hepatite C aguda é a fase inicial da doença, que inclui os primeiros seis meses após a infecção. Embora o sistema imunológico esteja lutando ativamente contra o HCV durante esse período, 60 a 70 por cento das pessoas com hepatite C aguda não apresentam sintomas, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Quando os sintomas ocorrem, muitas vezes são inespecíficos - o que significa que podem ser causados ​​por qualquer número de doenças. Exemplos incluem febre baixa, falta de energia, dor de estômago, náusea, vômito e falta de apetite. Algumas pessoas experimentam sinais e sintomas específicos da hepatite, como urina escura, fezes claras e amarelamento da pele e do branco dos olhos. Se os sintomas ocorrem, eles geralmente desenvolvem um a três meses após a infecção e duram de duas semanas a três meses.

Recuperação Espontânea

Aproximadamente 15 a 25 por cento das pessoas com hepatite C aguda se recuperam espontaneamente da doença e limpar o HCV do corpo sem tratamento, de acordo com o CDC. A recuperação espontânea é mais comum em mulheres que em homens. Notavelmente, as pessoas que desenvolvem sintomas de hepatite durante a fase inicial da doença também são mais propensas a se recuperar espontaneamente do que aquelas que não apresentam sintomas. Pesquisadores acreditam que o desenvolvimento de sintomas agudos da hepatite C sinaliza que o sistema imunológico está vencendo a luta contra a infecção - potencialmente levando à recuperação espontânea.

Hepatite C crônica -

Aproximadamente 75 a 85% das pessoas infectadas pelo VHC não eliminem espontaneamente a infecção dentro de seis meses e sejam considerados portadores de hepatite C crônica. Assim como na fase aguda da doença, a maioria das pessoas com hepatite C crônica não apresenta sintomas perceptíveis - geralmente por até 15 anos. Mas a falta de sintomas não significa que a infecção pelo HCV seja inofensiva. A hepatite C não tratada danifica lentamente e cicatriza o fígado. Essa cicatriz - conhecida como fibrose - se acumula com o tempo e pode levar à cirrose e insuficiência hepática. A hepatite C é a principal causa de cirrose hepática nos Estados Unidos e a razão mais comum para o transplante de fígado. A hepatite C é também a principal causa de câncer de fígado. O CDC relata que 3,2 milhões de pessoas nos EUA têm hepatite C crônica, e aproximadamente 22.000 novas infecções por HCV ocorrem a cada ano.

Testes e Esperança

Ninguém quer ter hepatite C, mas os avanços no tratamento trouxeram Espero que muitos que uma vez temeram que a doença tirasse suas vidas. Ser testado para a hepatite C é o primeiro passo para a recuperação, pois o CDC estima que pelo menos 50% das pessoas com hepatite C não sabem que têm a doença. Converse com seu médico sobre se você deve ser testado para hepatite C ou se já foi diagnosticado anteriormente, mas ainda não considerou o tratamento.