A taurina, um aminoácido antes considerado não essencial, foi reclassificada como um nutriente condicionalmente essencial, com base em novas informações reveladas pelos pesquisadores. A taurina desempenha um papel no metabolismo da gordura, proteína e açúcar e influencia os níveis de cálcio e função dos nervos, de acordo com a nutricionista Katherine Chauncey, Ph.D., Texas Tech Medical Center. Os músculos também dependem da taurina; assim, cãibras musculares podem responder bem à suplementação de taurina, em alguns casos.
Depleção
O exercício deplora a taurina no tecido muscular de pacientes com cirrose hepática, descobriram pesquisadores do Instituto de Saúde Pública da Prefeitura de Ibaraki, Mito, Japão. Suplementação com taurina reduz cãibras musculares nos mesmos pacientes. Um estudo em animais de laboratório publicado na edição de junho de 2004 do "Journal of Gastroenterology" descobriu que os níveis de taurina no fígado, cérebro, coração e músculo eram mais baixos do que em animais com dano hepático e significativamente diminuídos nesses animais após o exercício. Com base nos resultados deste estudo preliminar em animais, a suplementação de taurina pode ser aconselhável como uma medida para prevenir a depleção de taurina em pessoas suscetíveis. Mais estudos são necessários para determinar os efeitos da suplementação de taurina na dor muscular em pessoas suscetíveis à depleção de taurina.
Dano muscular
Taurina previne lesões musculares que levam a cãibras e dores, diz Simo Oja do The Center for Laboratório de Medicina, Tampere University Hospital, na Finlândia, e editor do livro "Taurine 6." O aminoácido está presente em altas concentrações nos músculos esqueléticos - também conhecidos como músculos voluntários - e no músculo cardíaco. Foi demonstrado que a suplementação de taurina previne a fadiga muscular induzida pelo exercício e também a lesão muscular devido à diminuição do suprimento de sangue e oxigênio. Um receptor para taurina no coração e no músculo esquelético é responsável por manter altas concentrações nesses tecidos. Quando esse receptor é desativado, a capacidade de exercício total é diminuída, o que implica que a taurina é necessária para a função muscular adequada.
Suplementos de taurina corrigem a deficiência de magnésio, talvez aliviando as cãibras musculares, diz Andrew Hall Cutler, Ph. .D., Autor do livro "Doença de amálgama: diagnóstico e tratamento". O magnésio é um nutriente necessário na função muscular e atua como um sinal para os músculos relaxarem. Deficiência de magnésio pode levar a cãibras musculares dolorosas e fraqueza, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.
Taurina regula o transporte de cálcio, potássio e magnésio nas células e ajuda o corpo a reter o magnésio, diz R.A.S. Hemat, autor do livro "Orthomolecularism: Principles And Practice". Hemat acrescenta que os sintomas de deficiência de taurina são semelhantes aos sintomas de deficiência de magnésio e incluem cãibras musculares, dor lombar, constipação, fadiga e depressão.
, , ] ]