De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, 14,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos tiveram um episódio depressivo maior em 2008; esse número constitui 6,4% da população dos EUA naquele ano. Um medicamento usado para tratar a depressão é um modulador da serotonina chamado trazedona, disponível a partir de uma dose de 50 mg. De acordo com o MedlinePlus, a trazedona pertence a uma classe de medicamentos que aumenta a quantidade de serotonina, uma substância que ocorre naturalmente no cérebro. No entanto, tomar este medicamento vem com vários efeitos colaterais possíveis.
Efeitos colaterais leves
MedlinePlus relata que possíveis efeitos colaterais leves podem ocorrer como resultado de tomar trazodona. Estes incluem náuseas, vômitos, diarréia, constipação, alterações de peso ou apetite, fraqueza, nervosismo, dificuldade de concentração, pesadelos, dores musculares, boca seca, sudorese, visão turva, olhos vermelhos e /ou coceira e um som de zumbido nos ouvidos. . Se esses efeitos colaterais se tornarem graves ou não desaparecerem, procure atendimento médico.
Efeitos colaterais sérios
Drugs.com e MedlinePlus listam alguns efeitos colaterais graves que podem acompanhar o uso de trazodona que requerem atenção médica imediata. Estes efeitos secundários incluem: sensação de tontura e /ou desmaio; sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios e dores no corpo; dificuldade em urinar; dor no peito que pode se espalhar em direção ao braço ou ombro ou uma sensação pesada no peito. Certos efeitos colaterais adicionais podem indicar uma reação alérgica; Estes efeitos secundários incluem erupção cutânea, dificuldade em respirar, inchaço da face, lábios e /ou língua. Se algum desses efeitos colaterais ocorrer, consulte um médico.
Efeitos colaterais psicológicos
O MedlinePlus informa que há uma associação com a trazodona e os efeitos colaterais psicológicos, incluindo pensamentos suicidas. Esses efeitos colaterais foram relatados durante os ensaios clínicos em resposta a vários medicamentos antidepressivos, incluindo a trazodona. Embora os efeitos colaterais psicológicos, como pensamentos suicidas, ocorram apenas raramente, os ensaios clínicos mostraram que afetaram significativamente crianças, adolescentes e jovens adultos com até 24 anos de idade. Pensamentos suicidas são mais propensos a ocorrer no início do tratamento com trazodona ou quando a dose de droga é aumentada. MedlinePlus também relata a ocorrência de outros efeitos colaterais psicológicos associados à tomada trazedona. Esses efeitos colaterais incluem extrema preocupação, ataques de pânico, agitação, insônia, comportamento agressivo e um nível anormal de excitação. Procure atendimento médico imediatamente se esses efeitos colaterais ocorrerem.
, , ] ]