De acordo com um ensaio clínico, apenas cerca de 3% das pessoas que tomam Effexor XR para experiência de depressão diminuem o desejo sexual. O desejo sexual diminuído não está listado entre os efeitos colaterais da droga, embora "orgasmo anormal /ejaculação anormal" esteja listado. No entanto, a maioria dos antidepressivos carregam o risco de efeitos colaterais sexuais, incluindo baixa libido.
English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language anti-depressivos leva a redução da libido, muitas vezes acompanha depressão, por isso pode ser difícil determinar o efeito da droga sobre o desejo sexual. No entanto, Effexor também trata transtornos de ansiedade, que podem não ter sintomas sexuais. De acordo com a EmedTV, o Effexor XR causa uma diminuição do desejo sexual em algumas pessoas. Eles locais estudos clínicos que documentaram uma diminuição do desejo sexual em até 9 por cento dos pacientes que tomam Effexor XR.
Comparação
Os efeitos colaterais ocorrem com todos os antidepressivos — grave ou leve. Effexor relata que apenas cerca de 11 por cento das pessoas param de tomar Effexor XR devido a efeitos colaterais. De acordo com um estudo "Consumer Reports", Wellbutrin (bupropion) e Nefazodone representam o menor risco de efeitos colaterais sexuais entre todos os antidepressivos estudados. O Paxil representa o maior risco documentado de diminuição da libido. Effexor, Zoloft, Celexa, Pristiq, Lexapro e Remeron, todos classificados na ampla área do meio do estudo, sem incidência notável ou falta de efeitos colaterais sexuais.
Uso Effexor
Psiquiatras prescrevem Effexor para tratar doenças mentais incluindo depressão grave, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social e transtorno do pânico. Pessoas tomando Effexor XR para transtorno de ansiedade social eram mais propensos a experimentar diminuição da libido. Aqueles que tomaram Effexor para depressão tiveram a menor incidência de desejo sexual diminuído.
Libido
Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, trouxe o conceito de libido para uso generalizado. Ele usou a palavra para significar desejo sexual ou instinto sexual. Freud observou que o desejo sexual é caracterizado por um aumento gradual da intensidade de um clímax, seguido por uma rápida diminuição da excitação. Freud desenvolveu uma teoria complexa sobre o desenvolvimento libidinal humano que se tornou amplamente aceita no campo da psicologia. Ele conceituou impulsos libidinais como abrangendo mais do que apenas sexo. A libido é comumente usada hoje para significar desejo sexual. Portanto, uma baixa libido é um interesse diminuído em direção à gratificação sexual.
Se a Effexor causar diminuição da libido, é importante abordar o problema sem recorrer ao não-tratamento. Segundo os drs. Robert Phillips Jr. e James Slaughter, da Escola de Medicina da Universidade do Missouri-Columbia, diminuindo a dosagem de um antidepressivo podem melhorar o funcionamento do impulso sexual, mantendo o tratamento adequado da depressão. Em um estudo, 73% dos pacientes cuja dosagem de antidepressivos foi reduzida pela metade relataram melhora na função sexual, enquanto a eficácia antidepressiva continuou.
, , ] ]