casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Por que não se deve consumir toranja com Plavix?

Também conhecido pelo seu nome genérico clopidogrel, Plavix é um medicamento prescrito para prevenir a coagulação do sangue. Seu médico pode prescrever este medicamento depois de ter passado por um ataque cardíaco ou derrame cerebral para evitar a probabilidade de outro coágulo de sangue formar e ameaçar sua vida. É importante estar ciente das interações medicamentosas comuns ao tomar Plavix para prevenir reações adversas. Embora alguns medicamentos, como os medicamentos redutores do colesterol, possam interagir com a ingestão de toranja, tomar Plavix e comer toranja não devem resultar em efeitos prejudiciais.

Toranjas e frutas cítricas, como laranjas, contêm compostos que podem Interferir com a forma como o seu corpo quebra os medicamentos. Este fruto normalmente faz com que seus medicamentos permaneçam no seu sistema digestivo por mais tempo, o que aumenta sua potência. Como muitos medicamentos têm efeitos colaterais, o aumento da potência de um medicamento pode aumentar esses efeitos, o que poderia ter consequências potencialmente fatais. Alguns medicamentos relacionados ao coração são conhecidos por terem interações prejudiciais com a toranja, incluindo a droga antiarrítmica amiodarona e as estatinas redutoras do colesterol, como a sinvastatina, a iovastatina ou a atorvastatina. Drogas anti-plaquetárias como Plavix não estão associadas com reações adversas a medicamentos, no entanto.

Uso adequado

Embora a toranja não cause interações negativas com Plavix, é importante que você tome a medicação adequadamente para minimizar os efeitos colaterais. . Por exemplo, Plavix deve ser tomado sem alimentos, a menos que o seu médico dirija o contrário. Além disso, o Plavix deve ser tomado quase à mesma hora todos os dias para melhor eficácia. Se acidentalmente perder uma dose, pode tomar a dose quando se lembrar dela ou continuar a tomar a dose seguinte. No entanto, não tome uma dose extra para compensar a sua dose esquecida. Interações medicamentosas Se o Plavix não for o único medicamento que você está tomando atualmente, verifique com seu médico para garantir que o suco de toranja não não afeta seus medicamentos tomados como um todo. Por exemplo, é possível que seu médico possa prescrever Plavix e um agente redutor de colesterol que interaja com a toranja. Além disso, outras frutas cítricas, como pomelos e laranjas de Sevilha, podem ter efeitos similares nos medicamentos que você toma. Por esta razão, é vital para divulgar todos os medicamentos - incluindo vitaminas e suplementos - você pode estar tomando.

Aviso

Uma série de efeitos colaterais são comumente associados a tomar Plavix. Se sentir efeitos secundários após tomar Plavix, como urticária, erupção cutânea, dificuldade em respirar, fraqueza no braço ou perna ou perda de visão, procure tratamento médico imediato. Além disso, se você comer uma grapefruit ou beber grapefruit enquanto estiver tomando Plavix e sentir uma reação adversa, você pode ter uma sensibilidade alimentar às frutas cítricas. Converse com seu médico sobre seus sintomas, e ele pode recomendar testes, manter um diário alimentar ou evitar certas frutas cítricas.