Percocet é o nome comercial de uma combinação de dose fixa dos analgésicos acetaminofeno, ou Tylenol e oxicodona. A oxicodona é um tipo de opioide ou narcótico e, como tal, tem um alto potencial de abuso. Porque Percocet é um dos medicamentos mais prescritos para dor moderada, o abuso de Percocet é um problema comum, com muitos abusadores a tomar doses extremamente elevadas. A oxicodona é um medicamento bastante seguro para uso em longo prazo em altas doses, embora cause alguns problemas, mas o acetaminofeno em altas doses é bastante perigoso.
Efeitos em curto prazo versus longo prazo
Oxicodona, como todos os opioides, tem alguns efeitos extremamente perigosos a curto prazo. O mais grave desses efeitos é a diminuição da pulsação respiratória, conhecida como depressão respiratória. A depressão respiratória pode ser fatal e é, de fato, a causa da morte em overdoses narcóticos. No entanto, a tolerância rapidamente se desenvolve para a maioria dos efeitos a curto prazo da oxicodona, incluindo a depressão respiratória. Há pouco risco de depressão respiratória perigosa em um usuário de longo prazo de Percocet, a menos que a dose seja subitamente drasticamente aumentada ou seja combinada com outra substância que também diminui a respiração, como o álcool.
Constipação crônica
Constipação é um dos poucos efeitos da oxicodona para os quais os usuários de longo prazo não desenvolvem uma tolerância significativa. Como resultado, a maioria dos usuários de longo prazo de doses significativas de Percocet desenvolvem algum grau de constipação crônica. A constipação crônica grave pode ser um problema bastante sério se não for tratada, levando potencialmente a fissuras anais, obstrução intestinal ou diverticulite. Felizmente, a constipação crônica do uso prolongado de opioides é fácil de tratar e geralmente responde bem a medicações leves e a mudanças nos padrões de exercícios e no consumo de líquidos e fibras.
Danos ao fígado
Os efeitos mais perigosos de longo prazo O uso de Percocet a termo vem do paracetamol em vez da oxicodona. O acetaminofeno pode causar danos ao fígado em grandes doses, e até mesmo uma única dose grande pode ser suficiente para causar insuficiência hepática aguda. Um artigo publicado na edição de dezembro de 2005 da revista "Hepatology" encontrou uma dose mediana de 24 gramas, 48 tabletes extra-fortes, em pacientes que desenvolveram insuficiência hepática aguda como resultado de uma única dose grande de paracetamol. Dos pacientes que não estavam intoxicando intencionalmente, 63% relataram tomar o acetaminofeno na forma de preparações para a dor contendo narcóticos, como Percocet.
Mesmo uma dose regular de acetaminofeno de longo prazo, superior a quatro gramas por dia, oito comprimidos extra-força, pode levar a doenças crônicas do fígado, como a cirrose, especialmente se usado junto com outras substâncias com potencial toxicidade hepática, como o álcool. Os abusadores de medicamentos, como o Percocet, freqüentemente acabam tomando grandes doses diárias de acetaminofeno para continuar recebendo os efeitos eufóricos da oxicodona. , , ] ]